É comum os passageiros dos ônibus rodoviários acomodados em poltronas mais distantes da distribuição geral do ar-condicionado sentirem diferenças na temperatura interna. No entanto, para a fabricante Marcopolo, essa situação deixa de existir com o inovador sistema que controla e distribui o ar refrigerado de forma inteligente por todo o veículo, garantindo uma temperatura constante para os passageiros nas poltronas da frente, do meio e de trás, oferecendo uma experiência de viagem ainda mais agradável.
Denominado DutoSmart, a tecnologia foi desenvolvida pela engenharia da Marcopolo, com conceito patenteado e que utiliza sensores que captam a temperatura em diferentes pontos do interior do veículo e, por intermédio da Inteligência Artificial de software e hardware projetados em parceria com a SOHA, empresa gaúcha de tecnologia e IoT, direciona um maior fluxo e volume de ar refrigerado para os locais com temperatura maior do que a programada.
Segundo a marca gaúcha, esse monitoramento acontece em tempo real e de forma ininterrupta, o que permite, por exemplo, que se ao longo da viagem o sol passa a incidir apenas do lado direito do ônibus, o DutoSmart reconheça esse aumento de calor e direcione mais ar refrigerado para todas as saídas do lado direito. O sistema funciona da mesma maneira nas aplicações do ar-condicionado com aquecimento, apenas com o ciclo de temperatura inverso.
A Marcopolo informou que começou a desenvolver a tecnologia há dois anos, com foco em equalizar a temperatura interna dos veículos em tempo real. “Manter a temperatura equilibrada e constante em todo o interior do ônibus rodoviário e ao longo de toda a viagem sempre foi um dos maiores desafios para os fabricantes e os operadores de transporte rodoviário, e motivo de desconforto para os passageiros. Em algumas condições, a diferença de temperatura no interior do ônibus chegava a 7º C, fazendo com que em alguns pontos os viajantes sentissem desconforto com o calor excessivo e, em outros, muito frio”, explicou Luciano Resner, diretor de Engenharia da Marcopolo.
Dessa maneira, a fabricante de Caxias do Sul quebra um dos maiores paradigmas do mercado e estabelece a verdadeira climatização homogênea no interior do veículo, com variação inferior a 2º C entre as poltronas da frente e as de trás do salão. Segundo Resner, vários aspectos interferem no equilíbrio da temperatura interna em um ônibus, como a proximidade do sanitário ou região onde está instalado o motor e a maior ou menor utilização das saídas de ar individuais dos difusores localizados no porta-pacotes.
A Marcopolo destacou que a parceria com a SOHA não se limita ao desenvolvimento do DutoSmart, sendo que as duas empresas já trabalharam juntas na concepção de um sistema de controle e monitoramento do uso do cinto de segurança em ônibus e o sensoriamento de ocupação, utilizando sensores sem fios que facilitam a instalação em veículos em operação.
Imagens – Divulgação
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