Um articulado elétrico tri legal

A capital gaúcha inicia, em seu sistema de transporte coletivo, testes com um novo modelo de ônibus com tração limpa

O Programa Mais Transporte, da cidade gaúcha de Porto Alegre, busca qualificar o serviço de transporte coletivo prestado aos usuários. E, dentro de suas ações, a implantação de linhas com a operação de ônibus sem emissões poluentes vem ganhando maior relevância nos últimos anos. Recentemente, um modelo articulado com propulsão elétrica iniciou os testes pela cidade.

O veículo atende ao edital de chamamento público da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), publicado em 2023 no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), para apresentação, análise e testes de soluções inovadoras com foco nos fabricantes de veículos elétricos que tenham interesse em demonstrar essa tecnologia na frota da Capital. Ele tem 21,5 metros de comprimento, com capacidade para até 150 passageiros, com fabricação inteiramente nacional.

De acordo com informações, a rota onde será usado o veículo transporta, diariamente, 16,4 mil passageiros entre Centro Histórico e o bairro Lomba do Pinheiro, na divisa com Viamão, percorrendo um trajeto de 23 quilômetros, entre o Terminal Salgado Filho e a altura da parada 21 da Estrada João de Oliveira Remião. “Vamos realizar testes com este veículo de alta capacidade em trajetos com características variadas para avaliar seu desempenho operacional. Queremos proporcionar aos passageiros uma experiência inovadora, sustentável e eficiente com esses ônibus 100% elétricos, o que contribui para tornar o transporte público mais seguro e atrativo”, disse Castro Júnior, secretário municipal de Mobilidade Urbana.

Imagem – Cesar Lopes/PMPA

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *