Volvo Bus Brasil é a primeira do mundo

Fabricante de chassis para ônibus com fábrica em Curitiba comemorou sua liderança de entregas no mundo, frente à outras unidades da marca

A Volvo do Brasil celebra uma conquista muito importante alcançada em 2024. Trata-se dos 709 ônibus licenciados no ano passado, o que a faz de líder nas entregas de chassis Volvo no mundo. Ao todo, a marca entregou 1.429 ônibus na América Latina em 2024, sendo que, além do Brasil, o Chile e o Peru merecem destaques, com 238 e 162 unidades comercializadas, respectivamente, no período.

De acordo com André Marques, presidente da Volvo Buses Latin America, o ano passado teve maior relevância, com um resultado bem favorável para a fábrica brasileira, que atende, além do mercado brasileiro, os países da América do Sul, Central e o México. O executivo ressaltou que o segmento rodoviário puxou as suas vendas, onde a performance comercial de seus chassis de alta tecnologia, desempenho e segurança, foram diferenciais. “O significativo resultado foi obtido majoritariamente por causa do avanço introduzido pela família de chassis composta pelos modelos B380R, B420R, B460R e B510R, este último o mais potente ônibus do País. O segmento rodoviário continua em recuperação desde o fim da pandemia, com aumento da demanda por viagens domésticas, notadamente as de rotas longas. Um bom pedaço dessa retomada vai em direção a ônibus com mais tecnologia, de alto padrão e com grande capacidade de transporte, justamente alguns dos principais atributos de nossos veículos”, explicou Marques.

Ainda, em termos de produtos rodoviários, a configuração 8×2 dos seus chassis teve um resultado expressivo em 2024, com um aumento de 40% nos emplacamentos. Esse tipo de chassi, no mercado geral, tem participação de 1/3 nas vendas totais de produtos rodoviários, sendo que a Volvo ficou com cerca de 40%. “O segmento de turismo de luxo é o principal comprador dessa configuração, que permite atender à um público que demanda por segurança e muito conforto. E, nos emplacamentos dos chassis rodoviários Volvo, o 8×2 teve uma participação de 25% do total”, comentou Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus Volvo para o Brasil.

A fabricante destacou, também, a introdução do chassi B360R, idealizado para linhas regulares em curtas e médias distâncias, além de serviços de fretamento. Ele é equipado com o motor D8K de 360 cv, 1.400 Nm de torque e transmissão automatizada I-Shift de 7ª geração.  É disponível na configuração de eixos 4×2 para carroçarias de 14 metros de comprimento, com bagageiro de 1.200 mm de altura. “Já temos pedidos para este novo chassi, sendo que os clientes de fretamento são maioria neste momento. Como destaque no novo chassi cito a comunalidade de peças com os outros modelos da marca, o seu powertrain e o atendimento pós-vendas, aspectos que estão presentes no chassi”, observou Arabian.

Novidade no mercado, o B360R tem o mercado de fretamento seu principal filão

Quanto ao transporte urbano, a Volvo fez importantes negócios com as cidades de Curitiba (PR), que recebeu 95 chassis B320R, com o Distrito Federal (DF), onde 90 chassis B320R entraram em circulação, além de Rio de Janeiro (68 unidades) e Ribeirão Preto. Para a marca, o seu modelo B320R, que tem motor traseiro, é um chassi de grande conforto, baixo nível de ruído e alta eficiência energética, com reduzido consumo de combustível.

No contexto da descarbonização para ambos os nichos de transporte atendidos pela Volvo, a fabricante destaca o início da produção local de sua plataforma com tração elétrica – BZR e BZRT -, com as mesmas configurações de quadro de chassi, freios, eixos e capacidade de transporte da versão a diesel equivalente da marca.

André Marques

Para sistemas de BRT, a Volvo dispõe de duas versões do BZRT, articulada ou biarticulada, desenvolvidas seguindo o compromisso de atender à crescente demanda das cidades por redução de emissões de gases em seus sistemas de transporte de passageiros, com o benefício adicional de baixíssimo ruído. Na versão biarticulada, o chassi é idealizado para carroçarias de até 28 metros e capacidade de 250 passageiros. “Temos uma expectativa de produzir 200 unidades dos chassis com propulsão elétrica, em 2025, para atender os mercados brasileiro e latino-americano. Naquelas cidades que contam com projetos de eletrificação em seus sistemas de transporte, estamos oferecendo suporte para que essa solução tenha sucesso comercial. Mas, serão necessários investimentos na infraestrutura visando uma transição bem-sucedida”, destacou André Marques.

No sentido de mercado rodoviário, o executivo disse que a estratégia da Volvo Bus LA é seguir o que a área de caminhões vem projetando e desenvolvendo quanto ao processo de descarbonização dos sistemas. “Nesse ambiente rodoviário temos uma jornada de salientar a motorização Euro VI, com as vantagens do menor consumo e, consequentemente, menor emissão de poluentes, além de apostar em outras tecnologias, como o biocombustível e alternativos, como o hidrogênio. A longo prazo, queremos combinar as opções que sejam viáveis para as demandas que venham surgir”, afirmou Marques.

Num panorama geral, segundo a visão da Volvo, o mercado de ônibus (acima de 16 toneladas), em 2025, no Brasil, deverá se manter nos mesmos níveis de 2024.

O ano de 2025 é o início de produção dos ônibus elétricos Volvo na fábrica de Curitiba

Imagens – Divulgação e revista AutoBus

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