Mulheres na direção

A busca e a capacitação de mulheres como motoristas de ônibus foi objeto de ação em Goiânia
Antonio Ferro,

Antonio Ferro,

Editor

Pilotar fogão? Imagina, isso é coisa do passado. Hoje, as mulheres querem e podem fazer de tudo no mundo profissional. Um exemplo disso é a capacidade delas de dirigir os muitos veículos automotores, dentre eles, os ônibus. Recentemente, uma iniciativa uniu o Programa Mulher na Direção, da HP Transportes, concessionária do transporte coletivo da cidade de Goiânia, com o Programa Mais Motoristas, do SEST SENAT, tendo como objetivo a ampliação da presença feminina em um setor ainda majoritariamente masculino.

E, para fomentar essa ação, entre os dias 6 e 10 de junho passado, houve uma triagem em que as candidatas ao cargo foram selecionadas. Dando continuidade a isso, uma nova fase, no próximo dia 02 de julho, haverá a mudança da categoria da CNH de B para D e o CETPC (Curso Especializado para Transporte de Passageiros). Somente após aprovação nessa etapa ocorrerá a contratação pela HP Transporte.

De acordo com a analista de Gente e Gestão da HP Transportes, Ana Paula dos Santos da Silva, o Programa Mulher na Direção é uma iniciativa pioneira e contínua, criada há cerca de um ano, visando a inclusão social e formação especializada para mulheres. “A parceria com o SEST SENAT e seu Programa Mais Motoristas surgiu como um complemento estratégico, custeando justamente a mudança de categoria da CNH, que representa uma das maiores barreiras enfrentadas por quem deseja ingressar na profissão. Essa colaboração fortalece significativamente o caminho dessas mulheres rumo à independência financeira e ao mercado de trabalho”, destacou.

Num universo masculino, elas mostram capacidade para “pilotar” os ônibus

Em linhas gerais, o Programa Mais Motoristas, do SEST SENAT, oferece gratuitamente a capacitação completa necessária para ingressar na profissão, abrangendo curso teórico, prática de direção, exame psicológico e formação especializada para transporte de passageiros. Esse apoio, segundo informações, reduz significativamente as barreiras financeiras e técnicas que costumam afastar as mulheres do setor.

No caso da concessionária HP Transportes, esse processo garante internamente uma preparação adequada para acolher e integrar as novas profissionais, com treinamentos internos, sensibilização das equipes e um treinamento inicial de boas-vindas, com duração aproximada de 15 dias, garantindo que as colaboradoras estejam plenamente seguras e preparadas para assumir suas funções. “A expectativa da HP Transportes é elevar o número de motoristas mulheres na empresa das atuais 36 para, no mínimo, 60 até o final de 2025. Antes da criação do programa, tínhamos apenas 12 motoristas mulheres, um aumento de 200% em pouco mais de um ano. Com o programa, nosso compromisso com a diversidade e equidade de gênero ganha ainda mais força”, explicou Ana Paula.

As inscrições para o Programa Mulher na Direção estão permanentemente abertas e podem ser realizadas diretamente pelo site: www.hptransportes.vagas.solides.com.br

Imagens – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *