A Île-de-France Mobilités, gestora do transporte coletivo de Paris e região, foca seus esforços e investimentos numa combinação energética entre biometano e eletricidade para a sua frota de ônibus. Recentemente, ela anunciou o início da operação de um novo sistema, a linha Tzen 4, que conecta Viry-Châtillon a Corbeil-Essonnes, sendo reconhecida como uma outra maneira de se usar o ônibus. Ela faz parte de um projeto de reurbanização muito maior. Nos cinco municípios atravessados, os espaços públicos foram redesenhados com novas praças, áreas verdes e ciclovias.
Além disso, o novo trajeto atende bairros em transformação, serviços essenciais e lojas, conectando áreas de emprego a residências para facilitar o cotidiano dos habitantes. Com isso, a mobilidade urbana local ganha um novo sentido, onde a valorização ao transporte coletivo, o incentivo para o desenvolvimento sustentável e a releitura ao espaço público contribuem com as demandas urbanas.
Foram investidos quase €123 milhões na construção da nova infraestrutura, financiados pela Região da Île-de-France, pelo Departamento de Essonne, pelo governo francês e pela União Europeia. Com vias próprias para a operação, destaque para os ônibus biarticulados elétricos da marca Van Hool, com 24 metros de comprimento e capacidade para 140 passageiros.
Características do novo serviço
Ônibus longos biarticulados de 24 metros: capacidade para 140 passageiros comparado a 100 antes
Faixas dedicadas na maior parte do trajeto, para evitar congestionamentos
5 municípios em Essonne atendidos por 30 estações: Corbeil-Essonnes, Évry-Courcouronnes, Ris-Orangis, Grigny e Viry-Châtillon
30 estações completamente novas e confortáveis: plataformas estendidas, abrigos modernos e informações em tempo real para os passageiros
Ônibus 100% elétricos com carregamento ultrarrápido no solo (em menos de 5 minutos): uma nova tecnologia na Île-de-France (SRS da Alstom)
Horários otimizados: objetivo de uma passagem a cada 5 minutos durante o horário de pico e serviço contínuo das 5h à 1h
Conexões para o RER D, Bonde T12 e outras linhas de ônibus locais
Biometano na operação
O uso do biocombustível na frota da empresa vai ganhar evidência com a aquisição de 201 ônibus equipados com motores a gás. O negócio, realizado com a Scania France, irá fortalecer a redução da pegada de carbono do transporte local. De acordo com a fabricante dos chassis, trata-se de um pedido histórico nesse contexto junto ao processo de transição energética. “O órgão de transporte deseja aumentar a participação do biometano em sua frota de ônibus. E somos um dos poucos fabricantes a continuar desenvolvendo essa tecnologia, que apresenta diversas vantagens: é disponível, confiável e seus custos são controlados”, afirmou Olivier Toublanc, responsável por ônibus rodoviários da Scania.

O uso do biocombustível em sinergia com a eletricidade no transporte coletivo
Este pedido excepcional foi feito por meio da Central de Compras de Transporte Público (CATP), sendo que a marca sueca está cadastrada desde março de 2025, o que simplifica o processo de compra pelos órgãos públicos franceses. Dessa maneira, ela respondeu às licitações subsequentes emitidas pela central em nome da rede de transporte Île-de-France Mobilités.
Os chassis Scania terão transmissão automática ZF e o motor Euro VI de 9 litros com 340 cv e 1.600 Nm de torque. As carroçarias serão da Irizar, modelo i4, com 12,90 metros de comprimento, tendo 60 poltronas, ar-condicionado, elevador, etc., configuradas para rotas suburbanas.
Cada lote de ônibus será personalizado e receberá as cores da rede de transporte, estando a disposição de diferentes operadores (Transdev, Keolis, RATP) sob uma única identidade visual.
Imagens – Île de France e Scania França












0 comentários