Bogotá lidera a eletromobilidade na América Latina

Em termos ambientais, quando os 1.485 ônibus elétricos estiverem operando eles deixarão de emitir cerca de 94.300 toneladas de CO2 por ano

Até o final de 2022, a capital colombiana contará com 1.002 novos ônibus elétricos em seu sistema de transporte coletivo. Assim, a cidade terá um total de 1.485 veículos, a segunda maior frota de ônibus elétrico fora da China. E, cinco garagens equipadas com sistemas de recargas elétricas já estão disponíveis.

Bogotá tem se destacado pela adoção de um amplo programa governamental que visa a introdução do transporte limpo em seu ambiente urbano. De acordo com a prefeita Claudia López, a chegada de novos e modernos ônibus representa ter um transporte limpo, sustentável, atencioso, oportuno, de qualidade, seguro e digno para os bogotanos. “Esse é o esforço de muitas pessoas, especialmente de nós que pagamos impostos na cidade. E isso trará um impacto muito positivo à cidade”, comentou ela.

Os ônibus elétricos são equipados com elementos tecnológicos para melhorar a experiência de viagem dos cidadãos, como a redução de ruído, acesso de internet via Wi-Fi, portas USB para recarregar o celular, telas com informações sobre as rotas, GPS, alto-falantes e microfones que possuem comunicação direta com a Central de Controle, plataformas acessíveis para pessoas com deficiência, recarga rápida de energia e controle automático de incêndio.

Para os passageiros, o aplicativo TransMiApp mostra novidades, notícias e outras informações sobre o sistema, o que lhes permitirá tomar as decisões certas de viagem e circular confortavelmente.

A nova frota de ônibus dos cinco lotes que entrarão em operação conta com uma nova geração de baterias, que possuem melhor densidade energética (menor peso e volume por unidade de energia), o que significa maior autonomia para os requisitos do SITP (sistema zonal), por onde ônibus operam.

Em termos ambientais, quando os 1.485 ônibus elétricos estiverem operando eles deixarão de emitir cerca de 94.300 toneladas de CO2 por ano, o equivalente ao que 42.000 carros particulares podem produzir neste mesmo período.

Imagem – TransMilenio

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *