A montadora Mercedes-Benz e o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), estão atentas para o aprimoramento e especialização dos motoristas de caminhões e ônibus. A fabricante de chassis para ônibus acaba de ceder um veículo que foi transformado em uma unidade móvel de treinamento, tendo como destaque o simulador de direção, permitindo que este avançado recurso, seja levado a empresas de transporte, parceiros e locais de concentração de motoristas.
O veículo conta com uma ambientação interna especialmente concebida para essa finalidade, com postos do motorista, do instrutor e do observador (sala na qual os alunos acompanham numa televisão as simulações de outros participantes), podendo receber até seis pessoas por vez.
De acordo com a montadora, o simulador reproduz a experiência de se dirigir vários tipos de caminhões e de ônibus, permitindo que o aluno vivencie diversas situações que podem ocorrer no trânsito – como, por exemplo, condições meteorológicas adversas, tráfego intenso e perigo na via. Com isso, é possível testar e adequar as reações do condutor. “Em eventos como o Dia D Cliente e Customer Focus Day, que realizamos em nossas fábricas a fim de ouvir o que os clientes têm a dizer e solicitar, ouvimos que os nossos veículos têm alto nível tecnológico. No entanto, falta capacitação para os motoristas compreenderem esses benefícios e assim estarem preparados para usarem todo o potencial da transformação digital dos nossos veículos seja para melhorar a sua própria performance na condução do veículo, seja na utilização de dispositivos de segurança de forma correta. Pensando então no cliente do meu cliente, que são os motoristas, queremos contribuir para a capacitação dos profissionais das estradas de forma ainda mais direta e didática, utilizando toda a tecnologia disponível que está na experiência com esse simulador”, disse Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Para a fabricante, sua iniciativa da capacitação profissional itinerante por meio do simulador em um ônibus é resultado dos estudos de um grupo multifuncional de seus colaboradores focado em inovação disruptiva e novos negócios. Esse mesmo grupo é responsável por outras soluções ligadas ao transporte e mobilidade, como o projeto social das Unidades Móveis de Saúde formado por seis carretas e dois ônibus que estão rodando o Brasil e já realizaram mais de 608 mil procedimentos médicos para a população em situação de vulnerabilidade.
Leoncini também ressaltou que a disponibilização de um ônibus da marca para essa ação reafirma a parceria de 15 anos com a entidade SEST SENAT, que já conta com diversos caminhões cedidos pela Mercedes-Benz para treinamento de motoristas. “Ou seja, mais uma vez, estamos apoiando a profissionalização do setor, seguindo os princípios do ecossistema do transporte responsável e os pilares ESG da nossa marca no País”, observou o executivo.
Imagens – Divulgação
0 comentários