Ambiente digital como forma de conquistar clientes

Comércio virtual de veículos, peças e serviços é a estratégia para conquistar os clientes

A Volvo do Brasil é mais uma montadora a explorar o e-commerce visando atender os clientes de veículos pesados no mercado brasileiro. Com isso, ela atingiu o expressivo número de R$ 100 milhões em vendas digitais, correspondente ao total comercializado com peças, serviços, veículos novos e seminovos e planos de serviço desde que a empresa começou a atuar em canais de vendas digitais, há mais de uma década.

Alessandra Almada, gerente de marketing de caminhões e ônibus da Volvo, comentou que o modelo de negócios é totalmente metrificado, com monitoramento das ações do primeiro contato do interessado até a conclusão da venda. O início de uma negociação pode se dar por intermédio de um dos sites da marca ou por meio de campanhas ativadas em outros canais, como redes sociais ou Whatsapp. “A presença digital da Volvo é estratégica e acontece de forma totalmente integrada com nossa rede de concessionárias. Toda intenção de compra recebida pela fábrica é filtrada, classificada e conduzida na ponta pela Rede Volvo, gerando um ciclo virtuoso que dá segurança aos clientes”, ressaltou ela.

Alessandra Almada

Numa referência em torno da linha do tempo para a implantação desse novo modelo de negócio, a montadora informou que o primeiro passo da jornada digital foi com a criação do portal seminovosvolvo.com.br, isso em 2010, tornando-se uma referência no segmento de usados ao disponibilizar centenas de veículos espalhados fisicamente nas concessionárias da marca em todo o Brasil num único ambiente, sob gestão direta da Volvo. “Temos muitos casos de clientes que compram sem ver os veículos pessoalmente, tamanha é a reputação e confiança na marca e no processo digital”, informou Almada.

No processo tecnológico de vendas a distância, a plataforma tem um robusto processo de negócios, que garante a procedência dos caminhões, revisão técnica com critérios definidos pelos técnicos da fábrica, dentre outros fatores que dão segurança aos compradores. A meta da marca é aumentar a venda de veículos, serviços e peças, mas também garantir benefícios reais aos clientes, proporcionando maior agilidade nas entregas, melhorando processos. No chamado “Mundo Volvo”, com a presença em mais de 100 países, a operação brasileira é considerada a mais digitalizada. “Nos tornamos referência nessa área para as demais unidades do Grupo”, lembrou a gerente.

Imagens – Divulgação

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