Caxias do Sul amplia a retirada das catracas

O objetivo é facilitar o embarque dos passageiros

O Projeto Sem Catracas, da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) da cidade gaúcha de Caxias do Sul, está presente em uma nova linha do sistema de transporte coletivo local. Atualmente, são duas linhas – L06 Universitário e L98 Panazzolo/Vila Verde, com dois veículos adaptados. A partir de agora, a linha AL04 Cruzeiro também é beneficiada sem o componente presente no salão de passageiros, a fim de proporcionar cidadania, novas experiências e facilitar o acesso dos usuários nos ônibus.

De acordo com o órgão municipal, os veículos, assim como acontece em outras linhas há cerca de dois anos, já estão devidamente identificados e adesivados para reconhecimento dos usuários. Sem a catraca, será possível maior mobilidade do público dentro do veículo, uma vez que o equipamento representa uma barreira que não contribui na facilidade de acesso e circulação dos passageiros nos ônibus da operadora Visate.

Em todas as linhas que fazem parte do projeto, os veículos contam com a nova leitora de cartão inteligente AtlasBox. Com ela, em breve, também será aceito cartão de débito e crédito, com a tecnologia de aproximação Near Field Communication (NFC). Ainda, segundo a secretaria de transportes, o projeto Sem Catraca não isenta os usuários do pagamento da tarifa, que pode ser efetuado tanto via cartão, quanto em dinheiro.

Além disso, alguns veículos também estão equipados com câmeras de monitoramento para acompanhamento do dia a dia. Com a implantação das AL04 Cruzeiro e LC86 Coletora Central, as quatro regiões da cidade passarão a contar com a iniciativa.

Imagem – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *