Credenciado pelo BNDES

Montadora ressalta a sua participação na eletrificação dos transportes, dispondo de um produto adequado com a realidade brasileira

O chassi com tração elétrica desenvolvido pela Mercedes-Benz já está credenciado junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para financiamento via Finame – Baixo Carbono, linha especial criada para incentivar as empresas de máquinas e equipamentos a adotar a solução de eletromobilidade em suas frotas. O modelo eO500U atende o índice de conteúdo de produção local exigido pelo banco estatal.

De acordo com a montadora, seu modelo recebe diversos elementos produzidos por ela aqui, como a estrutura do chassi, itens elétricos e as baterias, fornecidas pela BorgWarner e produzidas em sua fábrica localizada na cidade paulista de Piracicaba. O credenciamento da Mercedes-Benz também leva em conta outros fatores, como os índices qualificadores, investimento no País, treinamentos de capacitação e especialização, exportações, mão-de-obra e outros.

Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, comentou que a Mercedes-Benz dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a tração elétrica. “Apoiaremos os clientes, os motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros. Nossas equipes também irão oferecer consultoria e treinamento técnico e operacional para as empresas de transporte de passageiros”, disse o executivo.

Ainda, de acordo com a marca, as primeiras unidades do eO500U começam a ser produzidas em série neste mês de junho, passando a fazer parte da programação da moderna Linha de Produção de Chassis de Ônibus da fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo (SP), que se destaca por conceitos e processos da Indústria 4.0.

O credenciamento do eO500U junto ao BNDES é de extrema importância, segundo informou a montadora, pois o banco é um aliado forte das empresas de transporte para financiamento de ônibus e renovação de frota, o que é ainda mais relevante no caso dos elétricos.

Visando dar maior suporte ao cliente que escolher a sua tecnologia, a montadora ressaltou que seus concessionários estão sendo treinados e têm estrutura preparada para o atendimento especializado. Ela também salientou que está alinhada com os encarroçadores, fornecedores de peças, componentes e, também, empresas de energia elétrica e de infraestrutura de recarga das baterias.

Com o chassi, a Mercedes-Benz quer ser a sensação do mercado brasileiro

Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, destacou que esse é um lançamento muito especial para a empresa, mais um grande marco histórico na notável trajetória de pioneirismo e inovação de quase 67 anos da Mercedes-Benz no País. “Juntamente com nossos parceiros, estamos construindo um grande legado para a eletromobilidade. É muito bom saber que nosso time brasileiro faz parte do plano da Daimler Buses de oferecer veículos neutros em CO2 movidos a baterias e hidrogênio em todos os segmentos até 2030. Ou seja, vamos contribuir para a redução das emissões e para a descarbonização no transporte. Isso demonstra que estamos alinhados às tendências globais e locais da sustentabilidade, seguindo os pilares ESG”, afirmou o executivo.

A montadora também participou, recentemente, do Seminário de eletrificação da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), realizado em Brasília, onde foram expostas as soluções que a marca oferece aos clientes e ao mercado para introdução do ônibus elétrico no País.

Infraestrutura de carregamento, geração, transmissão e distribuição de energia limpa, desenvolvimento das longas cadeias industriais de fornecimento, transformação local de matérias-primas ligadas à eletrificação e parceria entre os setores público e privado foram assuntos debatidos.

A marca expôs seu chassi eO500U, salientando seus benefícios inquestionáveis à sociedade, como a zero emissão de carbono, zero poluição do ar e sonora e menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo.

Imagens – Divulgação

 

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