Curitiba em direção à eletrificação de seus ônibus

A previsão é que os primeiros ônibus elétricos devam começar a rodar no transporte coletivo até junho de 2024, nas linhas Interbairros II e Ligeirinhos

Há poucos dias, a prefeitura curitibana encaminhou à câmara de vereadores o projeto de lei que permitirá a compra dos primeiros 70 ônibus elétricos do seu sistema transporte coletivo. A proposta prevê um investimento de R$ 317 milhões, com subsídio da prefeitura, de acordo com o atual contrato de concessão (os ônibus e a infraestrutura de recarga reutilizável (carregadores elétricos), serão revertidos ao FUC (Fundo de Urbanização de Curitiba) ao fim do contrato de concessão). As operadoras terão a liberdade de escolher os modelos.

Segundo a Urbs, gestora do transporte local, o processo de descarbonização da frota está alinhado ao objetivo de tornar a cidade mais sustentável ambientalmente, dentro do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima), que traduz o empenho em consolidar uma política climática com ações transformadoras e inclusivas por uma cidade neutra em emissões e resiliente ao clima até 2050, de acordo com os objetivos do Acordo de Paris e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A meta é que 33% da frota de ônibus da cidade seja zero emissões até 2030, percentual que deve evoluir para 100% até 2050. Além disso, a Urbs informou que, os ônibus elétricos têm um custo, ao longo dos anos, inferior ao dos movidos a diesel. Ao longo de 16 anos, a aquisição dos 70 ônibus elétricos representará uma economia de custos da ordem de R$ 147 milhões em relação à compra dos mesmos 70 ônibus, mas a diesel.

A previsão é que os primeiros ônibus elétricos devam começar a rodar no transporte coletivo até junho de 2024, nas linhas Interbairros II e Ligeirinhos. Tal montante, de R$ 317 milhões, será utilizado para a compra de ônibus tipo Padron e articulado. “Inicialmente prevíamos apenas a compra de veículos Padron, de 12,8 metros. Mas como os ônibus vão circular também na linha Interbairros II houve a necessidade de elevar o investimento para R$ 317 milhões”, explica. “Também influenciaram neste valor o fato de os veículos serem ano 2024, os custos de transporte destes ônibus e a diferença de ICMS entre o Paraná e outros estados”, disse presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.

Ele, ainda, ressaltou que, pelo cronograma, o planejamento é fazer a aquisição dos 70 ônibus em cinco lotes, sendo 16 ônibus do modelo Padron piso alto em abril, 20 Padron com piso alto em maio, 14 articulados de piso alto em junho, 14 articulados de piso alto em julho e 6 Padron piso baixo em agosto. “É uma oportunidade para que possamos testar estes ônibus na prática já com vistas ao novo edital de concessão do transporte coletivo, em 2025”, observou.

A aquisição dos novos ônibus terá como base os resultados dos testes com os veículos elétricos promovidos pela Urbs entre abril e novembro deste ano.

Imagem – Revista AutoBus

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