CWBUS realizou Summit com foco na eletromobilidade

A CWBUS angariou um público qualificado para trocar conhecimentos e compartilhar os avanços relacionados à implantação de ônibus elétricos no sistema de transporte coletivo

*Gelson Forlin

Após passar o ano sendo convidada para contribuir com diversos eventos, em 23 de novembro chegou a vez da CWBUS realizar o seu próprio, o SUMMIT CWBUS 2023. O encontro ocorreu em Curitiba e reuniu autoridades, especialistas e interessados no tema da mobilidade urbana, com ênfase na eletromobilidade. As atividades duraram o dia todo, encerrando com uma excelente oportunidade de networking durante um coquetel.

Ciente de seu papel como indutora das discussões sobre mobilidade urbana no País, a CWBUS angariou um público qualificado para trocar conhecimentos e compartilhar os avanços relacionados à implantação de ônibus elétricos no sistema de transporte coletivo. Ademais, o evento visou promover debates para que, dessa interação, pudessem surgir propostas viáveis de melhoria do modo de deslocamento das pessoas nas cidades.

Pela manhã, depois das saudações de boas-vindas da presidência e diretoria da CWBUS, com Angelo Gulin e Beto Lenz César, o diretor-executivo da NTU, Francisco Christovam, fez uma explanação da situação do transporte no Brasil e apontou alguns caminhos necessários para contornar os atuais problemas. Na sequência, o especialista em infraestrutura da CNI, Ramon Cunha, apresentou uma pesquisa sobre o panorama da mobilidade urbana no Brasil. Ainda pela manhã, o evento abordou temas relacionados à cidades inteligentes e tecnologias, com o CEO da Embarca, Felipe Gulin, e o sócio-fundador do iCities, Beto Marcelino.

Após o almoço, servido no local do evento, a CWBUS promoveu dois painéis, o primeiro com foco na infraestrutura de recarga para a operação com ônibus elétricos. O painel contou com o CEO do Lactec, Luiz Fernando Vianna, o superintendente de Negócios de gás natural, biomassa, serviços e inovação da Copel, Carlos Diego Pedroso, e o gerente de E-mobility para América Latina da Hitachi, Ricardo Nakamura.

Já o segundo painel deu ênfase aos ônibus elétricos e contou com o diretor de e-Mobility na Volvo Bus Latin America, Alexandre Selski, o diretor da divisão de ônibus elétricos da BYD, Bruno Paiva, e o engenheiro sênior de Marketing de Produto da Mercedes-Benz, Fernando Prudêncio.

Participantes dos painéis

Tanto no primeiro, quanto no segundo painel, a mediação ficou por conta da equipe da CWBUS, com o assessor de inovação, Gustavo Comeli, o presidente-executivo, Beto Lenz César, e Gelson Forlin, gestor técnico.

Na palestra magna, o diretor Frederico Peixoto e o assessor técnico Bruno Hauber, da Petronas, expuseram toda a estrutura, investimentos e tecnologia da empresa para alcançar um desempenho de alto nível. Eles apresentaram também produtos finalizados e em desenvolvimento para veículos elétricos.

A CWBUS aproveitou o encontro, com um público tão qualificado, para lançar o e-book “Caminhos para a Eletromobilidade”, um guia elaborado nos últimos dois anos de trabalho com as etapas necessárias para a implantação da eletromobilidade em um sistema. Nele são abordados os primeiros contatos necessários com todos os players desse segmento, como também os dados dos testes realizados com sete modelos de veículos elétricos em Curitiba.

A dinâmica de trabalho das equipes conduzidas pela CWBUS é relatada, juntamente com a atenção para infraestrutura de recarga, características das baterias e produção de energia.

O e-book provoca o leitor a refletir sobre algumas questões preocupantes ainda sem respostas, principalmente pela pouca convivência com essa nova tecnologia. Também, são abordadas outras transformações na operação que são necessárias e devem acompanhar os ônibus elétricos para se alcançar uma melhora significativamente na mobilidade.

A implantação de veículos elétricos deve ser uma forte ferramenta para atrair mais passageiros. No entanto, apenas a substituição do ônibus a combustão por elétricos, com as vantagens de veículos menos poluentes e mais silenciosos, não será suficiente para atrair mais pessoas ao transporte coletivo e melhorar o trânsito nas cidades. São necessárias outras medidas para tornar os deslocamentos mais rápidos e seguros, não só na dirigibilidade, mas na segurança pessoal dos clientes do transporte coletivo. Sem esquecer a importante e necessária implantação de mais tecnologia embarcada.

A parte financeira também é fundamental, seja para linhas de crédito para a aquisição dos veículos, seja para os investimentos a fim de tornar a operação sustentável.

Este e-book, de fácil e rica leitura, será extremamente útil para qualquer gestor de empresa ou de serviço público que deseja implantar uma eletromobidade com responsabilidade e obter sucesso.

Para baixá-lo gratuitamente, acesse:

https://cwbus.rds.land/e-book-caminhos-para-a-eletromobilidade

* Engenheiro mecânico pela UFPR, diretor-executivo de T. C. Gloria (Curitiba-Pr), VCG (Ponta Grossa-Pr) e A. V. Imperatriz (Florianópolis- SC). Além disso, é gestor técnico da CWBUS – Hub de inovação para mobilidade. Conta com mais de 25 anos de experiência em transporte coletivo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *