Dialogando com o passado

Um disposição bem positiva foi o que aconteceu com a Scania, a extinta marca Eliziário e a antiga operadora Viação Minuano, nessa relação histórica

Lá no começo da década de 1960, já havia a preocupação em oferecer, nas linhas rodoviárias de longas distâncias, um serviço com conforto e segurança. Um exemplo disso foi ressaltado pela extinta operadora gaúcha Viação Minuano, em sua ligação entre as capitais Porto Alegre e São Paulo. Conforme esta peça publicitária, buscava-se transmitir tranquilidade, segurança, atendimento exclusivo e cortesia a bordo.

A transportadora foi a primeira do Brasil a introduzir o banheiro em seus ônibus, bem como o serviço com poltronas leito. Os veículos, sempre novos, adotavam a carroçaria da marca Eliziário (também extinta) e o chassi da Scania, uma combinação ideal para os percursos em longas distâncias naquela época.

Em mais esta passagem pelo histórico da evolução do sistema brasileiro de transporte de passageiros por rodovias, podemos notar que as iniciativas sempre foram um diferencial promovido pelos operadores para cativar seus clientes. O País, daquele momento, dava seus primeiros passos rumo à sua integração nacional por terra, iniciando a formação de uma expressiva rede de ligação entre as cidades, proporcionando o surgimento de uma operação pautada pelas mais variadas condições disponibilizadas por inúmeras operadoras.

Imagem – Acervo Tony Belviso

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *