Passageiro não passa pela catraca

Inovação busca facilitar o acesso ao interior do veículo

Mas, é porque não há esse componente dentro do ônibus, em operação na cidade gaúcha de Caxias do Sul. Trata-se do segundo veículo usado pela operadora Visate (Viação Santa Tereza) em um projeto que foi criado para proporcionar novas experiências e facilitar o acesso dos passageiros aos serviços.

Desta vez, a inovação será implantada no ônibus 250 da L06 Universitário. De acordo com a Visate, o veículo, assim como já acontece na L98 Panazzolo / Vila Verde há cerca de um ano, já está devidamente identificado e adesivado para reconhecimento dos usuários. Para a transportadora, sem a catraca, será possível maior mobilidade do público dentro do veículo, uma vez que o equipamento representa uma barreira que não contribui na facilidade de acesso e circulação dos passageiros.

Ainda, conforme informou a operadora caxiense, os motivos que levaram a Secretaria de Transportes a escolher a L06 Universitário, em conjunto com a concessionária, são os fatos de a linha ter grandes índices de utilização de cartão e também de gratuidades. Como a L06 Universitário também faz parte de outra região da cidade, diferente da L98, e, transporta muitas pessoas até os hospitais da região, haverá, por algum tempo, um segundo funcionário da concessionária dentro do ônibus (além do motorista), para auxiliar quem tiver dúvidas.

Reforçando que o projeto não isentará os usuários do pagamento da tarifa, sendo que a leitora do cartão Caxias Urbano ficará mais próxima do motorista e o acerto poderá ser efetuado tanto via cartão, quanto em dinheiro, garantindo a autonomia e a responsabilidade dos usuários. Além disso, o veículo também está equipado com câmeras de monitoramento para acompanhamento do dia a dia. Nos próximos meses, a ideia é inserir, pelo menos, mais um veículo, com essa característica, em linhas de outras regiões da cidade.

Imagem – Divulgação/Yuri Boff de Oliveira

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *