Exemplo em eletromobilidade

Neste momento, Hamburgo conta com 30 ônibus elétricos a baterias e até o final do ano terá mais 30 unidades. A operadora também pretende adquirir 50 ônibus com tração elétrica por meio das células a combustível

A cidade alemã de Hamburgo dará um salto expressivo visando o transporte coletivo livre de emissões poluentes locais. A Hamburger Hochbahn AG (HOCHBAHN), operadora do transporte público anunciou recentemente que irá investir em ônibus 100% elétricos (baterias) entre os anos de 2021 e 2025, com a aquisição de 530 unidades. Daimler Buses, MAN Truck & Buses e Solaris são as marcas escolhidas, neste momento, para o fornecimento da tecnologia limpa, com duas versões de veículos (12 metros e 18 metros de comprimento).

No processo de seleção do melhor conjunto, a HOCHBAHN solicitou e analisou alguns critérios envolvidos com o conceito tecnológico da tração, como informações sobre as baterias (capacidade e produção) e as especificações técnicas dos veículos, visando o conhecimento sobre autonomia. Para os ônibus articulados, a meta é entre 150 e 200 quilômetros e as unidades com 12 metros a autonomia deve ser de 270 quilômetros com a recarga das baterias. “Estamos lançando as bases para a reconstrução completa de nossa frota com unidades limpas. Pela primeira vez na Alemanha, também aplicamos critérios de sustentabilidade na licitação. Com isso, queremos assumir uma responsabilidade global, sendo um passo importante no caminho para uma verdadeira mobilidade verde e uma empresa neutra em carbono”, destacou Henrik Falk, presidente do Conselho de Administração da HOCHBAHN.

Neste momento, a cidade conta com 30 ônibus elétricos a baterias e até o final do ano terá mais 30 unidades. A operadora também pretende adquirir 50 ônibus com tração elétrica por meio das células a combustível, entre os anos de 2021 e 2025. Para isso, já lançou o processo de escolha da melhor tecnologia. Com isso, até o final desta década, a empresa quer aposentar o uso de veículos movidos a diesel, se tornando exemplo europeu em eletromobilidade.

Para a Mercedes-Benz (Daimler Buses), esta é uma oportunidade significativa para o seu modelo de ônibus elétrico eCitaro. Hamburgo foi a primeira cidade a receber o veículo, como parte de um lote com 20 unidades adquiridas em 2018. “Estamos muito satisfeitos com este novo acordo com a Hamburger Hochbahn AG. Ele confirma a alta adequação prática do eCitaro, já que Hamburgo vem empregando com sucesso o ônibus em operações regulares de serviço há quase dois anos. Estamos contentes em contribuir para tornar o transporte público local livre de emissões e com baixos níveis de ruído e, por sua vez, para a qualidade de vida nas cidades” comentou Till Oberwörder, Chefe da Daimler Buses.

Exemplo em eletromobilidade

O eCitaro teve sua estreia mundial há dois anos. A nova variante articulada do veículo terá produção iniciada no outono deste ano. Com suas tecnologias diferenciadas, como as baterias de estado sólido, ele define mais um marco na transição para a mobilidade elétrica. De acordo com a Mercedes-Benz, os ônibus urbanos sem emissões e de baixo ruído portando a estrela de três pontas dão uma grande contribuição para a qualidade de vida nas cidades.

A Hamburger Hochbahn AG tem uma frota com 1.000 ônibus, operando 113 linhas e transportando cerca de 214 milhões de passageiros por ano. Desde o início deste ano, a empresa só adquiriu ônibus sem emissões locais e a parceria com a Daimler Buses, por décadas, tem colaborado para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras.

Imagens – HOCHBAHN AG e Daimler Buses

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