No Pará, o transporte com ar-condicionado elétrico com sustentabilidade

Tecnologia contribui para reduzir o consumo de combustível, com consequente diminuição das emissões poluentes

A operadora Transportes Caliman, da cidade paraense de Paragominas, escolheu a tecnologia da Innovaklim para oferecer aos seus passageiros um ambiente interno, em seus ônibus, com mais conforto térmico e sustentabilidade. Por intermédio do sistema de ar-condicionado 100% elétrico desenvolvido pela empresa catarinense Innovaklim, a transportadora quer atender o propósito de sustentabilidade ambiental de seu cliente, a mineradora Hydro, ao transportar os funcionários até a planta de produção de alumínio.

Ao todo, 10 ônibus da frota serão equipados com o inovador sistema de climatização, sendo nove veículos de maior porte e um micro-ônibus 4×4 que trabalha diretamente na Lavra onde é retirada a bauxita. Serão quatro módulos do sistema que estarão presentes nos veículos de maior porte e dois módulos para o micro 4×4.

Segundo Thiago Vitório Aquino Caliman, diretor de operações da transportadora, a iniciativa de se usar a tecnologia do ar-condicionado elétrico vai contribuir na redução das emissões de carbono determinadas pela Hydro em seu programa socioambiental.  “O sistema da Innovaklim vem para agregar valor em nossa missão de contribuir com o propósito da mineradora. A nossa expectativa é de baixar o custo com a manutenção dos aparelhos de ar-condicionado, reduzir o tempo do veículo parado para a manutenção, alcançar o menor consumo de combustível e ao mesmo tempo mitigar as emissões de CO2, aumentando a qualidade de vida dos nossos passageiros. Iremos fazer uma avaliação nesses 10 ônibus e, após os resultados, planejaremos se vamos equipar o restante de nossa frota”, explicou Thiago.

O sistema da Innovaklim é composto por módulos

Em um dos ônibus, há, ainda, pequenos painéis fotovoltaicos que captaram a luz solar e a transformarão em energia elétrica para algumas funções no veículo.

Para Aldo Rocha Ferro, diretor da Innovaklim, com o novo cliente, Caliman, que é uma referência em qualidade operacional, será possível alcançar ações efetivas para um planeta mais verde. “Com esse projeto, teremos, além da economia já mensurada, uma menor emissão de CO2, fato importantíssimo para o nosso Planeta. Isso sem falar na facilidade de manutenção que será proporcionada pelos nossos produtos. Inicialmente, serão 10 ônibus, com perspectivas para outros tantos, na modalidade aluguel. Obrigado Caliman, pela confiança”, declarou.

A Transportes Caliman atua no estado do Pará desde 1978, tendo como principal cliente a mineradora norueguesa, que explora bauxita na região de Paragominas. Conta com 148 colaboradores e sua frota, de 60 ônibus, tem chassis Mercedes-Benz e carroçarias da marca Comil. Seu presidente é Amilton Caliman.

Imagens – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *