Grupo Garcia/Brasil Sul aumenta sua presença no Sul

Com a aquisição da empresa Santo Anjo, grupo paranaense mostra seu apetite para conquistar novos mercados

Por enquanto, foram adquiridos apenas 49% da empresa de transporte rodoviário Santo Anjo da Guarda, com sede em Florianópolis (SC), mas, logo que a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) conceder a anuência prévia para a aquisição integral, como determina a regulamentação do setor, a totalidade da operadora catarinense será do Grupo Garcia/Brasil Sul.

A transportadora Santo Anjo tem uma longa história no cenário nacional do transporte rodoviário de passageiros. Seu nome é uma homenagem à localidade de Santo Anjo da Guarda, onde foi fundada, em 1947, por Herbert Falk. O local, a apenas 12 quilômetros da cidade de Tubarão, abriga as famosas Termas da Guarda”, polo turístico.

Seu fundador, com muita visão de negócio, percebeu a demanda por transporte de moradores do Rio Grande do Sul que visitavam Tubarão e se hospedavam em seu hotel. Contudo, quatro anos depois, ele acabou transferindo a empresa para os irmãos Damiani, que investiram em frota, adquiriram novas concessões e passaram a realizar também o transporte de cargas, segmento que foi interrompido um tempo depois.

Anos depois, em mais uma transação comercial, a operadora foi adquirida por Sérgio Tadeu Pereira e seu filho Carlos Henrique Pastro Pereira, passando a integrar, então, o grupo gaúcho formado ainda pelas empresas Navegantes, Sogil e Visate.

Agora, sob a administração do grupo paranaense, ela conta com 33 ônibus e 130 colaboradores e, dentro de breve, deverá ter sua frota modernizada com a chegada de novos veículos. “A transação confirma a estratégia da Viação Garcia/Brasil Sul em reforçar as operações em áreas onde já atua, consolidando a sua presença nessas regiões. A Santo Anjo tem forte sinergia com a Brasil Sul, com linhas em comum e outras que passaremos a operar a partir de agora”, disse o vice-presidente Estefano Boiko Junior. Ele, ainda, salientou que, a fusão total, pretendida logo que a ANTT autorizar, vai permitir a otimização do serviço e da logística. “É uma oportunidade de reforçar a atuação do grupo nesses relevantes Estados. Pretendemos aproveitar todo o know-how, tradição e experiência da empresa para fortalecermos nossa posição nessa região”.

No quesito operacional, principal linha da Santo Anjo é a que liga as capitais gaúcha e catarinense, além de prestar serviços de locação de ônibus, transporte de encomendas e venda de ônibus seminovos.

Em 2022, registrou faturamento de R$ 3,5 milhões ao mês, transportando mais de um milhão de passageiros.

Imagem – Divulgação

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