O combustível tem se mostrado como agente de um futuro que não demorará muito a acontecer. Olhe o exemplo da cidade alemã de Aschaffenburg, localizada no estado da Baviera. A operadora local do transporte coletivo, Stadtwerke Aschaffenburg Verkehrs GmbH, encomendou à fabricante polonesa de ônibus, Solaris Bus & Coach, 12 unidades, sendo 10 do modelo Urbino com 12 metros e duas da versão articulada, com 18 metros, todos equipados com células a combustível.
Os veículos terão um conjunto de células a combustível de 70 kW e 100 kW, com o auxílio de bateria Solaris High Power, ou duas delas, dependendo do comprimento do ônibus, cada uma com capacidade de 30 kWh de potência.
Os ônibus a hidrogênio são uma parte essencial da oferta de mobilidade elétrica da Solaris e uma proposta atraente para áreas urbanas que estão se esforçando para alcançar sistemas de transporte público com emissão zero de poluentes. Desde o primeiro semestre de 2022, o modelo articulado Urbino 18 tem desfrutado de um interessante crescimento de vendas no mercado europeu. Em se tratando da versão com 12 metros, mais de 200 unidades foram encomendadas até o momento e 100 veículos já percorrem rotas em cidades como Bolzano, na Itália, Colônia e Wuppertal, na Alemanha, dentre outras na Holanda, e na cidade de Konin, na Polônia.
Imagem – Divulgação
0 comentários