Incentivo à eletromobilidade

Para a Marcopolo, a adoção de veículos com tecnologia limpa é uma tendência mundial, pois há um ambiente propício no mercado brasileiro para o desenvolvimento do transporte com propulsão elétrica

A encarroçadora brasileira Marcopolo tem uma visão otimista a respeito da eletromobilidade no transporte coletivo mundial. A empresa anunciou recentemente que os modelos com tração elétrica têm grande oportunidade no desenvolvimento do transporte coletivo sustentável, já que há um grande potencial para a adoção desses ônibus nos grandes centros urbano, sobretudo para aqueles veículos preparados para o carregamento rápido ou de oportunidade – ou opportunity charger -, o que permite a recarga das baterias entre viagens.

Para a fabricante de Caxias do Sul (RS), a adoção de veículos com tecnologia limpa é uma tendência mundial, pois há um ambiente propício no mercado brasileiro para o desenvolvimento do transporte com propulsão elétrica, com provedores de energia dispostos a investir no sistema. A encarroçadora ressaltou que, além do benefício ambiental, a mobilidade elétrica tem custo operacional inferior se comparado ao diesel e a adoção tende a ser decisiva para um futuro sustentável. “O transporte coletivo apresenta vantagens para a introdução de ônibus com propulsão elétrica, uma vez que opera em sistema de “arranca e para”. Com um sistema de carregamento mais fácil e frequente, é possível equipá-los com baterias suficientes sem ocupar muito espaço ou tornar o veículo pesado”, disse o gerente de Engenharia de Planejamento e Produto da Marcopolo, João Magnabosco.

Há pouco tempo, a Marcopolo Next (divisão de inovação da empresa), que está participando, junto à Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Caxias do Sul (RS), na implantação do Caxias Mobility Lab, para operar o primeiro sistema de mobilidade elétrica da cidade, com um ônibus elétrico integrado à infraestrutura de carregamento e monitorado 24 horas. O sistema está em período de testes, que devem ser concluídos no primeiro semestre de 2021. A marca já produziu 370 veículos elétricos e híbridos rodando em diversos países, incluindo Argentina, Austrália e Índia. No Brasil, são 75 unidades. Até 2022, outras 400 serão postas em circulação na América Latina.

Imagem – Marcopolo

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