Iveco Bus no caminho da descarbonização

Montadora expôs seu modelo 100% elétrico na feira de Hanover

Durante a IAA 2022, a fabricante de ônibus Iveco Bus apresentou seu conceito de soluções de transporte maduras, virtuosas e eco-responsáveis. Na feira de Hanover, o estande da marca destacou o modelo 100% elétrico E-WAY, de 12 metros de comprimento com sistema de câmera no lugar dos espelhos retrovisores e a mais recente tecnologia de bateria.

Tal geração de baterias Forsee Power ZEN, para carregamento noturno na garagem, aumenta a capacidade de uma única bateria para 42 kWh. Segundo a marca, essas novas baterias NMC (Níquel, Manganês, Cobalto) de alta energia, não refrigeradas e não aquecidas, fornecem aos operadores 20% mais energia, o que resulta em até 400 km de autonomia para um máximo de 462 kWh a bordo do modelo de 12 metros de comprimento.

Domenico Nucera, presidente da unidade de negócios Iveco Bus comentou que a condução do caminho da mudança para uma mobilidade cada vez mais limpa é o objetivo da montadora neste momento. “A sustentabilidade e a excelência tecnológica estão no centro de tudo o que fazemos. A energia reflete perfeitamente a nossa capacidade de fornecer soluções de mobilidade completas, amigas do ambiente, eficientes e confiáveis em todas as missões. Inovamos constantemente para fornecer o melhor suporte com soluções de mobilidade mais completas que atendem às necessidades dos clientes à medida que evoluem”, ressaltou.

O modelo E-WAY, produzido pela Heuliez (empresa do grupo Iveco), está disponível em quatro versões de comprimento (9,5 metros, 10,7 metros, 12 metros e 18 metros) e pode ser equipado com duas tecnologias de bateria para cada aplicação: células NMC (Níquel, Manganês e Cobalto) de alta energia para carga noturna na garagem; células LTO (óxido de titânio de lítio) de alta potência para carga rápida de oportunidade e três modos de carregamento: durante a noite na garagem (conexão CCS Combo 2) e oportunidade de carga via pantógrafo (ascendente ou descendente). 

Em julho passado, a montadora anunciou que fará uma parceria com a HTWO (marca do Hyundai Motor Group) para equipar seus futuros ônibus europeus movidos a hidrogênio com sistemas de células de combustível.

Imagem – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *