Mais um BRT metropolitano

A melhor mobilidade se alcança com projetos que priorizem o transporte coletivo

Um importante projeto de transporte coletivo está sendo colocado em prática em uma das mais densas áreas populacionais do País. Trata-se do BRT ABC, que ligará a cidade de São Paulo (Terminal Sacomã – Metrô e BRT Expresso Tiradentes) à região do Grande ABC (São Bernardo, Santo André e São Caetano), mais Diadema e Mauá (via Corredor ABD).

A Fase 1 das obras já está 80% terminada conforme o cronograma, o que inclui a moderna Parada em frente ao Shopping Metrópole, no Centro de São Bernardo do Campo, conforme informou a gestão do sistema. Elas compreendem a preparação do pavimento e concretagem de um trecho de 2,5 km da pista do BRT em São Bernardo, dos quais 2 km já estão prontos.

Para melhor atender o público que usará o novo sistema, o design arrojado da Parada em frente ao Shopping Metrópole já chama a atenção das pessoas que circulam na área do Paço Municipal. Esse local terá ar-condicionado, conexão de internet via Wi-Fi, bilhetagem antes do embarque, acesso em nível aos veículos e facilidades para pessoas portadoras de deficiência.

A sinalização e a instalação do Sistema de Transporte Inteligente (ITS) estão sendo realizadas. Segundo a gestão da obra, os Sistemas de Transporte Inteligente – ITS (Intelligent Transport Systems) -, traz uma série de soluções tecnológicas de grande relevância para a mobilidade urbana, como informações sobre horários dos ônibus, condições de trânsito, lotação etc., além de garantir a interoperabilidade entre as Paradas e o futuro Centro de Controle Operacional (CCO) no Terminal São Bernardo do Campo.

O BRT ABC terá capacidade para atender até 600 mil passageiros por dia, com demanda diária inicial de 173 mil passageiros. A operação utilizará 92 ônibus totalmente elétricos fabricados com tecnologia nacional de tração e os veículos terão piso baixo, com conexão de internet via Wi-Fi e sistema de ar-condicionado. O trajeto, de 18 quilômetros, será feito em via segregada, com 16 paradas fechadas e mais três terminais.

O custo total estimado da implantação do corredor é de R$ 950 milhões, com investimento total feito pela empresa operadora Next Mobilidade.

Flamínio Fichmann, coordenador do Projeto BRT-ABC, ressaltou a confiabilidade, rapidez, conforto e a segurança, em um conceito consagrado, mundialmente, com veículos que circulam em vias segregadas, onde os usuários embarcarão em confortáveis ônibus elétricos a partir de sofisticados terminais ou em modernas estações totalmente equipadas, que permitirão a escolha de linhas expressas, semi-expressas, e que param em todas as estações, contemplando as necessidades específicas dos usuários. “O BRT é uma tecnologia de transporte público criada no Brasil que virou modelo internacional implementado em mais de 190 cidades no mundo. O sistema de BRT concebido no ABC é o padrão mais elevado e moderno, com grande capacidade de transporte, estações com cobrança externa, portas automáticas, piso no mesmo nível dos veículos, trajeto segregado com pavimento especial de concreto e operados por uma frota de veículo totalmente elétricos”, comentou. Ele, ainda, lembrou que o futuro sistema será uma excelente experiência aos clientes do serviço e um marco do desenvolvimento do transporte público de qualidade a partir do ABC.

O início de operação do corredor deverá ser no segundo semestre de 2024, quando estará concluído, desde que as autorizações sejam concedidas pelos órgãos ambientais.

Imagem – Divulgação

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