Motorista alcoolizado não dirige ônibus

Como reforço ao seu compromisso com a segurança nas viagens rodoviárias, Eucatur investe no uso de “bafômetros”

Para a operadora paranaense, Empresa União Cascavel de Transportes e Turismo (Eucatur), a segurança representa uma questão de extrema importância, diretamente associada à preservação da vida e da integridade física de milhares de pessoas diariamente. Recentemente, a empresa investiu na instalação de etilômetros, conhecidos como “bafômetro”, dispositivo para medir com precisão a concentração de álcool no ar alveolar, o que reflete a taxa de álcool presente no sangue do motorista, afina, dentre os principais fatores de risco presentes nas estradas, a condução sob o efeito de álcool é uma prática que compromete de maneira significativa a capacidade de reação, julgamento e coordenação motora dos motoristas.

De acordo com a transportadora, com 60 anos de atuação no mercado, entende que, como parte de uma visão de constante atualização e inovação, sempre em busca das viagens mais seguras, ela instalou os etilômetros em sus unidades de Cascavel, Campo Grande e Cuiabá. Dentro dos próximos dias, será a vez das unidades de Ji-Paraná, Porto Velho e Florianópolis.

E por que os bafômetros? Segundo informações, a Eucatur está 100% comprometida com a segurança dos passageiros e motoristas, entendendo que uma viagem segura começa muito antes de o veículo pegar a estrada, adotando uma abordagem preventiva e abrangente. Seus esforços vão desde melhorias contínuas na frota de caminhões e ônibus até a capacitação constante dos motoristas, garantindo que eles estejam preparados para qualquer desafio que possam enfrentar no percurso.

Em linhas gerais, o motorista realiza o teste com o etilômetro em uma sala reservada, acompanhado por um responsável. Se o resultado do teste for inferior a 0,002 mg de álcool por litro de ar alveolar, o motorista será liberado para seguir viagem. No entanto, se o limite estabelecido for excedido, o responsável tomará medidas imediatas, como o afastamento do motorista e/ou substituição por outro profissional.

O uso do equipamento visa garantir viagens mais seguras

E, conforme menciona em sua gestão administrativa, a segurança não é apenas um objetivo, sendo uma prática diária que reflete o compromisso em proporcionar uma experiência de transporte segura, confiável e confortável para todos os nossos clientes. Para a Eucatur, o etilômetro desempenha um papel na construção de uma cultura de segurança, reforçando a importância da responsabilidade individual do motorista e do comprometimento coletivo com a segurança.

A transportadora paranaense destacou que todos os procedimentos relacionados ao uso do bafômetro foram cuidadosamente supervisionados e orientados pelo Chefe do Núcleo da PRF (Polícia Rodoviária Federal) de Cascavel, com precisão e a conformidade com as normas vigentes.

Imagens – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *