Na Alemanha, os ônibus a hidrogênio, passo a passo

Tecnologia das células a combustível vem ganhando terreno no transporte urbano

A operadora municipal do transporte coletivo da cidade alemã de Hamburgo, Hamburger Hochbahn, encomendou cinco ônibus equipados com células a combustível para a fabricante polonesa Solaris Bus & Coach, referência europeia no assunto.

Os ônibus, do modelo Urbino 12, entram em operação no segundo trimestre do ano que vem e representam o desenvolvimento dinâmico do hidrogênio em frotas de veículos comerciais na Europa, que está se tornando cada vez mais visível no continente.

Aspirantes a alcançar a necessária neutralidade climática e tendo observado as experiências positivas dos operadores que já implantaram essas soluções, muitas cidades europeias estão cada vez mais optando por modernizar suas frotas com veículos movidos a hidrogênio. Hamburgo é mais um exemplo disso. “As cidades do futuro são espaços amigos das pessoas e do meio ambiente. Acreditamos que os sistemas de transporte público desempenham um papel fundamental no desenvolvimento sustentável das cidades. E, temos orgulho de poder exercer um impacto real nesse sentido, entregando nossos ônibus de emissão zero”, afirmou Javier Irriarte, CEO da Solaris Bus & Coach.

As mencionadas células a combustível, além de ser ecologicamente corretas (único subproduto da reação química que ocorre nelas é a água), possuirão 70 kW de potência e serão fornecidas pela fabricante canadense Ballard. Cada ônibus encomendado transportará até 70 passageiros, sendo 26 sentados.

Imagem – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *