Programa substitui as baterias dos ônibus elétricos

Uma maneira de poder utilizar as baterias em suas segundas vidas

Um dos fatores que exercem influência no cotidiano da operação do transporte urbano com ônibus elétricos equipados com baterias, é a substituição das mesmas, após chegar ao fim o seu ciclo de vida. Em exemplo dessa questão pode ser observado pela fabricante holandesa de ônibus VDL Bus & Coach, que concluiu recentemente a primeira substituição de baterias em grande escala da Europa.

Os 43 ônibus operados pela operadora Hermes, integrante do conglomerado Transdev Holanda, que entraram em serviço no final de 2016, foram equipados com baterias completamente novas e com maior desempenho energético. As baterias usadas serão usadas no projeto ‘Anubis’ em cooperação com RWE em uma aplicação estacionária na rede elétrica.

O desempenho das baterias diminuiu após seis anos devido ao uso intensivo do ônibus (início da operação em finais de 2016), com 1.750.000 km percorridos nesse tempo. De acordo com a VDL, em outras palavras, os ônibus e as baterias tiveram um desempenho muito bom!

Ainda, segundo a fabricante dos veículos, tomou-se a decisão de substituir a bateria original por um sistema completamente novo com quase o dobro de capacidade energética, passando de 180 kWh para 350 kWh, sendo possível com o uso da tecnologia mais recente. O resultado poderá ser visto com um alcance, significativamente maior, permitindo a flexibilização dos tempos de recargas elétricas. Assim, os 43 ônibus, que percorreram mais de 18 milhões de quilômetros, estão mais uma vez atualizados e prontos para continuar seu contexto de descarbonização do transporte urbano em Eindhoven nos próximos anos.

A revista AutoBus questionou a respeito da atual densidade energética das baterias, aspecto relacionado com a substituição. Contudo, não nos foi informado sobre isso. Por isso, não é possível relatar a porcentagem de carga das mesmas e saber como elas estão em termos de disponibilidade de energia.

Imagem – Divulgação

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