Na Europa, a eletrificação a toda velocidade

Inovações adotadas nos ônibus urbanos europeus busca conciliar o melhor transporte e a sustentabilidade ambiental

Dois exemplos, recentes, de operação eletrificada nos sistemas de transporte coletivo realizado por ônibus podem ser vistos no mercado europeu. No início deste ano, a empresa alemã de transportes Ludwigslust-Parchim (VLP), operadora da cidade de Mecklemburgo, na região do Noroeste da Alemanha, recebeu o último lote de 15 veículos que fazem parte da grande encomenda composta por 45 eCitaros, produzidos pela Daimler Buses.

Por circularem em áreas com baixa densidade populacional e numerosas vilas, os veículos requerem muita autonomia, tendo uma capacidade total de 378 kWh e duas posições para tomadas de recarga no lado direito, acima do eixo dianteiro e traseiro, sendo que a tecnologia de baterias proporciona uma estrutura sólida e apropriada para atender à demanda.

São 49 postos de recarga de baterias, que serão estabelecidos em 12 dos 13 locais de operação com 100% dessa eletricidade vindo de fontes de energia renovável.

De acordo com a montadora, fabricante dos ônibus, o eCitaro tem atingido uma boa autonomia, ultrapassando 300 quilômetros em operações diárias a depender da configuração selecionada, e o veículo ainda retorna para a garagem com uma capacidade restante segura de aproximadamente 15%. Isso significa que uma quilometragem de cerca de 50 a 60 mil quilômetros por ano é viável.

O respectivo modelo, com construção integral (carroçaria e chassi), totalmente elétrico, serviu de referência para o eO500U, chassi de ônibus urbano elétrico a baterias que Mercedes-Benz do Brasil desenvolveu para o mercado nacional e latino-americano, entrando na era da eletromobilidade em veículos comerciais.

O eO500U foi desenvolvido pela engenharia da Mercedes-Benz do Brasil para a nossa realidade, como também para a América Latina. O conceito eletroeletrônico do chassi engloba itens como baterias, direção, motores elétricos e eixos, seguindo parâmetros do ônibus integral eCitaro. Para maior qualidade e confiabilidade aos clientes, o veículo foi amplamente testado no Brasil e, também, na Alemanha.

Reino Unido

O Condado de Oxfordshire, com população que ultrapassa os 600 mil habitantes, terá novos ônibus elétricos para o seu sistema de transporte coletivo. Por intermédio da operadora de ônibus Stagecoach, o Condado colocará em operação 55 novos veículos do modelo Enviro400EV elétricos em suas redes de Oxford e Oxfordshire a partir do final de 2023, tornando-se o primeiro cliente a fazer um pedido firme para o novo ônibus elétrico de dois andares totalmente projetado e construído pela fabricante Alexander Dennis.

O modelo escolhido, Enviro400EV, pode transportar um grande número de pessoas em corredores urbanos movimentados e expressos interurbanos com um alcance operacional de até 260 milhas (416 km) com uma única carga elétrica. Ele está equipado com a tração elétrica de última geração Voith Electrical Drive System (VEDS), com banco de baterias desenvolvido pela Alexander Dennis.

Além da eletromobilidade, a empresa Alexander Dennis está desenvolvendo seu modelo de ônibus totalmente autônomo, inserido no projeto CAVForth, que permitirá a propagação da tecnologia no Reino Unido, garantindo que a indústria britânica de ônibus permaneça na vanguarda das tendências globais.

De acordo com a fabricante, a automação oferece vantagens potenciais em relação aos ônibus conduzidos por motoristas, isso em termos de economia de combustível e desgaste do sistema de freios e de pneus, podendo haver uma variação de 20% no consumo de combustível se comparado aos diferentes tipos de motoristas em uma frota. O processo Fusion Processing mapeará o sistema de acionamento automatizado para corresponder com precisão à melhor condução, otimizando a aceleração para que seja suave e eficiente, como também atuando junto aos semáforos para que o veículo tenha garantida sua passagem pelos cruzamentos.

Imagens – Daimler Buses e Alexander Dennis

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