Para a Guatemala, novos ônibus Volvo

Mercado latino-americano continua sendo expressivo para os chassis de ônibus da marca

O novo sistema de transporte coletivo guatemalteco, denominado Tu Bus, pretende integrar rotas de alimentação com o Transmetro, consagrado modelo de mobilidade da Cidade da Guatemala, sendo o primeiro BRT (Trânsito Rápido de Ônibus) da América Central. Ambos são operados pela EMT (Empresa Municipal de Transporte), empresa pública que gerencia o sistema de transporte da capital.

O Tu Bus, para realizar os serviços alimentadores, adquiriu 69 novos ônibus, da marca Volvo, modelo B8R LE, entrada baixa. Com as novas aquisições, amplia-se a integração de ônibus alimentadores para os troncais, onde rodam os veículos articulados e biarticulados do BRT. Esses novos ônibus vão atender a demanda de passageiros em regiões diversas da cidade, transportando-os até as estações de embarque para os eixos do sistema exclusivo para ônibus de grande capacidade.

Todas as unidades possuem motorização Euro VI, um avanço, em termos de norma de emissões, já adotada na Europa e no Brasil. “São os primeiros ônibus da Cidade da Guatemala a adotar esse padrão. O Transmetro tem uma estratégia de longo prazo de investir em tecnologias menos poluentes e a aquisição de modelos Euro 6 está em linha com esse direcionamento. Os novos Volvo são todos de piso-baixo e, também, serão os primeiros ônibus de motor traseiro a operar como alimentadores no sistema de transporte público da cidade”, explicou Alexandre Selski, diretor de vendas estratégicas da Volvo Buses no continente.

O chassi B8R LE traz o motor de oito litros, o que, segundo a Volvo, assegura desempenho, com alta disponibilidade e elevada segurança, tendo baixo consumo de combustível, menor custo por quilômetro rodado e é o mais leve da categoria, com quase 400 quilos a menos que modelos semelhantes. “A Volvo é líder mundial em soluções estruturadas para esse tipo de sistema de transporte. Nossos ônibus rodam na Cidade da Guatemala desde o começo dos anos 2000 e somos a marca com maior presença neste BRT. Hoje, há 116 ônibus articulados e biarticulados Volvo em operação naquela metrópole, mais de 50% da frota”, ressaltou André Marques, presidente da Volvo Buses Latin America.

Os novos ônibus receberam carroçarias da marca Marcopolo, e, também, contam com pacote completo de conectividade, eletrônica embarcada e de segurança, como freio a disco, suspensão a ar e caixa de marchas automática, além do Volvo Connect, interface de serviços digitais que concentra num só lugar todas as informações monitoradas por conectividade nos veículos em tempo real, elevando a produtividade da operação.

A Volvo venceu uma licitação em conjunto com a Tecun, o importador da marca para a Guatemala. “Um processo licitatório como esse vai além da qualidade dos veículos. É um conjunto que começa nas opções financeiras e se estende até o pós-venda. E a Tecun é vital para a robustez do processo e a solução integrada que oferecemos”, disse Carlos Elkan, gerente regional de vendas da Volvo Buses. O início da operação dos novos ônibus está previsto para maio.

Imagem – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *