No interior paulista, a escolha pela marca Scania

Transportadora de Tupã escolhe a marca em virtude das muitas tecnologias embarcadas

De uma empresa local para uma transportadora que ultrapassa as fronteiras do estado, seguindo um ritmo de crescimento que lhe permitiu alcançar diversas rotas intermunicipais e interestaduais, sempre prezando pela segurança e o conforto em suas viagens. Assim é a Guerino Seiscento, da cidade de Tupã, fundada em 1946 por um jovem com visão de futuro, que emprestou o seu próprio nome ao sonho de conquistar lugares cada vez mais longe.

Como outras do ramo, a operadora nasceu pequena, mas atenta ao que os passageiros precisavam em seus deslocamentos ou mesmo para enviar alguma encomenda por um serviço diferenciado, totalmente gratuito. Dessa maneira, fidelizar seu público foi a estratégia para crescer, ano após ano, num setor com alto índice de competitividade.

Não faltou à Guerino a garra e a perseverança (foi cobrador e motorista de caminhão), sempre orientado pelo espírito de provocar mudanças, sem perder os aspectos da qualidade e segurança em seus serviços realizados. Para isso, contou com uma estrutura própria e veículos de última geração.

À esquerda, os primeiros passos da operadora. À direita, João Carlos Seiscento e seu pai, Guerino Seiscento, fundador da empresa

E é, no contexto dos veículos, que o empresário teve variadas marcas para realizar o seu negócio, no decorrer dos anos, chegando hoje com o investimento em novos ônibus, para qualificar, ainda mais, as suas operações. Nisso, está investindo na renovação de sua frota, com a compra de 20 unidades do chassi Scania K 410 6×2, trazendo a motorização Euro VI. “Tenho que agradecer a Scania por proporcionar à nossa empresa os melhores serviços em virtude da qualidade desses veículos que estamos investindo neste momento”, comentou João Carlos Seiscento, proprietário da Guerino Seiscento e filho do fundador.

Com atuação em seis estados, a operadora tupãense chega à São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, atendendo a 178 cidades, com suas 35 linhas interestaduais e 25 linhas intermunicipais. “Visando o processo de crescimento, sempre foi necessário termos uma grande frota de ônibus, e dos melhores, para alcançarmos sucesso em nosso negócio. Como atuamos em percursos de longas distâncias, optamos por modelos que possam cumprir, com folga, as nossas demandas”, observou Seiscento.

A relação com a Scania vem de há muito tempo, quase 50 anos (meados da década de 1970), quando a montadora ainda produzia o seu chassi BR116, que se destacava no mercado pela potência, conforto e confiança operacional. “Naquela época, queríamos ter um veículo igual à Viação Cometa, com seus Dinossauros sobre chassis Scania, produzidos pela Ciferal*. Tratava-se de um modelo diferenciado, potente. Conseguimos ter esse tipo de ônibus. Desde então, nos relacionamos muito bem com a marca, que nos atende com toda a atenção e dedicação. Essa parceria nos dá ótimos resultados vindos dos serviços conectados e do suporte na manutenção dos veículos para podermos obter a operação eficiente”, explicou o proprietário da transportadora.

A relação com a Scania começou nos anos de 1970

Guerino sempre teve um sonho que era alcançar a capital paulista, partindo de Tupã. Essa operação foi obtida em 2019, após a sua morte, quando a transportadora passou a fazer a linha entre as cidades de Campo Grande e São Paulo, com secção em Tupã. “Para atender essa grande malha viária em que operamos, nos eixos das rodovias Marechal Rondon, Washington Luis e em outros estados, temos investido pesado em uma estrutura técnico-operacional com frota nova para poder propiciar uma melhor qualidade de transporte, visando ganhar a preferência dos nossos clientes”, destacou João Carlos.

Com os novos ônibus, que modernizarão e reforçarão a sua frota (180 ônibus, com idade média de sete anos), onde a Scania está presente com 85 veículos, a empresa observou que a preferência do passageiro é por modelos mais novos e altos, que proporcionam visão panorâmica e maior conforto interno. Seiscento ressaltou que, depois de se transformar em operadora com padrão nacional, houve uma intensificação por imprimir qualidade e no investimento em modelos Double Decker (dois andares), com configuração interna diferenciada.  “Nossos novos ônibus nos deixam muito satisfeitos pela tecnologia embarcada que proporciona, além do maior conforto, a segurança e o desempenho nas viagens. Posso destacar, ainda, a estabilidade dos veículos, notada quando os veículos estão em operação. Além disso, a motorização Euro VI promete muitos benefícios”, disse.

Quanto a carroçaria dos novos veículos, elas foram produzidas pela encarroçadora gaúcha Comil, observando os pedidos feitos pela transportadora para se obter um ambiente interno agradável ao passageiro, como a presença de cortinas divisórias entre as poltronas, um modelo de poltrona revestida de couro e com espuma mais macia, além do descansa pernas com maior comodidade. O modelo Invictus DD (14 metros de comprimento) ainda conta com 12 poltronas leito no piso inferior e 40 na versão leito 2/2 no piso superior, todas de couro com portas USB, além de conexão de internet via Wi-Fi e ar-condicionado.

Conforto e segurança aos passageiros. Objetivos que são observados pela transportadora

Segundo Luciano Tedesco, coordenador de Engenharia de Vendas da Comil, a encarroçadora preza em disponibilizar o melhor padrão de acabamento em suas carroçarias, com uma qualidade ímpar. “Por exemplo, as poltronas do piso inferior, denominadas por nós de leito 2/2, apresentam maior conforto ao passageiro em relação aos modelos semileito tradicionais, pois reclinam mais e são construídas com materiais de última geração”, observou.

Quanto aos bagageiros, houve um cuidado da fabricante em poder propiciar um layout dos mesmos sem interferir no espaço dedicado para os passageiros, sendo que a versão com dois pavimentos reduz a área para as bagagens. “Uma de nossas prioridades ao desenvolver um modelo de carroçaria é o espaço dos bagageiros, procurando manter o alto volume de acomodação de malas e pacotes”, lembrou Tedesco.

Os chassis Scania K410 6×2 respondem, positivamente, ao que são solicitados em termos de desempenho e força. Rogério Moro, gerente de negócios de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil, comentou que a configuração do chassi Euro VI manteve-se ao nível da versão Euro V, sem sistemas adicionais para se alcançar as emissões máximas de poluentes da nova normativa ambiental. “Mantivemos a tecnologia SCR e a robustez do motor, como também, introduzimos um novo modelo de injeção e o filtro de particulados na nova gama de propulsores Euro VI”, enfatizou Moro.

Veículos de última geração trazem a motorização Euro VI e o acabamento caprichado

Por estar presente na empresa desde criança, João Seiscento lembra do relacionamento com o pai, da vivência e dos ensinamentos que recebeu, sempre com motivação para poder realizar as suas tarefas no cotidiano operacional. “Lembro de meu pai levar os chassis de São Bernardo do Campo até o Rio Grande do Sul para serem encarroçados. Outra coisa que aprendi com ele foi de não ter medo de enfrentar os problemas, pois ao solucionar de um jeito, uma outra maneira surgiria. Meu pai nos deixou o legado do trabalho, que é empreender para poder proporcionar emprego a muita gente, que são os profissionais dedicados em nossa operação”, finalizou o operador.

Além das operações rodoviárias em linhas regulares, a Guerino também realiza os serviços de fretamento, atendendo à clientes, como a Jacto e a Suzano Celulose.

Imagens – Guerino Seiscento, Comil, Scania

* Ciferal foi uma encarroçadora carioca, que, depois de falir, foi adquirida pela Marcopolo, nos anos 2000

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *