No mercado da distribuição de peças

O foco é atender, o mais rápido, todas as demandas de sua rede de serviços

Com a meta de investir R$ 65,7 milhões para ampliação de seu centro logístico de peças de reposição, localizado em Vinhedo, SP, a fabricante Scania quer aumentar o número de mercados atendidos a partir do Brasil, além de melhorar a eficiência dos processos e fluxos e preparar o armazém para receber itens relacionados a novos produtos, como, por exemplo, os veículos elétricos.

Seu centro logístico celebra, neste ano, 10 anos de operação na cidade paulista, de onde pelo ar, mar ou terra – seja para o norte do Brasil, países vizinhos ou do outro lado do Pacífico –, escoa diariamente mais de 42 mil peças para distribuição e/ou armazenamento visando à reposição pós-venda.

Segundo informou a empresa, em seu espaço atual ficam disponíveis cerca de 40 mil itens e, após ampliação em 50% da sua capacidade física (passando de 15.000 m² para 22.500 m²) é a única unidade de negócio de logística e de reposição de peças da Scania no mundo com estrutura semelhante a sua matriz logística, que fica na Bélgica. “Hoje somos responsáveis por abastecer 180 pontos de atendimento no país, somados aos destinos internacionais da Bélgica, África do Sul, América Central e sete Unidades de Negócio da Scania na América do Sul. Com este aporte estamos nos preparando para o futuro, com foco sempre na garantia da disponibilidade para os clientes”, conta Paulo Moraes, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Scania para a América Latina.

A tecnologia é uma ferramenta que contribui para o sucesso dos negócios. É o caso do acompanhamento de dados coletados dos caminhões em tempo real e que tornam possível os serviços de manutenção programados, garantindo uma redução do tempo de parada do caminhão de até 30%.  “Por tradição, o negócio de peças de reposição olha pelo retrovisor, conferindo a demanda do passado para planejar o futuro. Mas com os dados a gente consegue antecipar esta necessidade, trabalhar com previsibilidade e garantir maior qualidade e eficiência na distribuição das peças para os clientes”, destacou Ademir Egídio, gerente executivo do centro logístico.

Para a Scania, a cidade de Vinhedo se mostrou como ponto estratégico para instalação do centro logístico de distribuição de peças da Scania em razão da proximidade às principais rodovias, como a Anhanguera e Bandeirantes, ao Aeroporto de Viracopos e rápido acesso ao Rodoanel, o que tem impacto na redução no custo e no tempo da entrega de peças para as concessionárias do Brasil e América Latina.

Imagem – Divulgação

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