Novos ônibus elétricos contam com tecnologia Weg

Fabricante brasileira participa da propagação da eletrificação dos ônibus

As primeiras 50 unidades de ônibus com tração elétrica (a baterias) para o sistema paulistano de transporte coletivo tem a participação da empresa Weg como fornecedora do powertrain (motores e inversores para os sistemas de tração e auxiliar) e das baterias de lítio. Os novos veículos têm duas versões de construção (Básico e Padron), com capacidade para 70 e 93 passageiros, respectivamente.

A fabricante tem uma estratégia comercial que visa colocá-la em um patamar de negócios bem expressivo, para atender à crescente demanda do mercado de mobilidade elétrica no Brasil, principalmente nos segmentos de ônibus e caminhões. Assim, ela anunciou, em 2022, investimentos de R$ 660 milhões para a construção de uma nova fábrica de motores elétricos de tração e de R$ 100 milhões para a construção de uma fábrica de packs de baterias.

Carlos Bastos Grillo, diretor Superintendente da WEG Digital e Sistemas, comentou que a empresa está satisfeita em poder promover a eletrificação dos sistemas de transporte, utilizando tecnologia de última geração embarcada nos veículos. “Estamos muito felizes em fazer parte deste projeto, que une inovação, sustentabilidade, descarbonização e principalmente fortalecimento da cadeia produtiva nacional. Juntos com este grande time de empresas estamos trabalhando não só para reduzir emissões de carbono, mas também para elevar a capacidade tecnológica das nossas indústrias e levar o nosso país a um patamar mais competitivo no segmento de mobilidade elétrica”, observou ele.

Entrega dos primeiros 50 ônibus elétricos adquiridos neste pela cidade de São Paulo

Grillo, ainda, comentou sobre a potência dos motores dos ônibus paulistanos depende de cada tipo de veículo, sendo que o mais importante a destacar é o alto torque entregue pelos motores e necessário para este tipo de aplicação. “Os motores, por serem projetados e fabricados no Brasil, compartilhando toda engenharia de motores e inversores da WEG, bem como a alta escala verticalizada de produção da empresa (hoje a WEG fábrica mais de 70mil motores por dia para diversas aplicações), acabam sendo desenvolvidos de forma otimizada para cada tipo de ônibus, seja na construção mecânica (dimensões, flanges, fixações), como nas características elétricas e de refrigeração, otimizando a design para a melhor eficiência de consumo de energia, entregando o máximo torque. As diversas variantes de motores para estes ônibus possuem potências nominais em média de 200kW e de pico chegando em média a 400kW (o dobro da nominal)”, explicou o executivo.

Quanto as baterias, elas têm, em média, potências entre 360kWh e 480kWh, dependendo da autonomia estudada para a rota, que leva em conta as condições de aclives, que é a condição normalmente mais crítica de consumo, quanto de declives, em que o sistema de BMS (Battery Management System) do pack gerencia a máxima recuperação da energia, inclusive reduzindo em muito o desgaste do freio convencional por atrito mecânico. “As células são importadas de fornecedores Tier1 globais e são montadas em um pack específico construído na WEG para diversos desenhos de veículos, contemplando não somente a estrutura física de invólucro, que é estruturalmente construída com ligas especiais para garantir grande rigidez torcional, bem como todas as placas e circuitos eletrônicos de gerenciamento do conjunto, otimizando e dando segurança aos processos de carga e descarga das centenas de células, inclusive promovendo de forma autônoma e inteligente a distribuição equilibrada das cargas em cada célula individualmente, garantindo uma vida mais longa a bateria”, observou Grillo.

Adicionalmente, conforme informou a WEG, são incluídos sistemas eletrônicos de proteções elétrica, térmica, sistema anti-incêndio e sensoriamento eletrônico IoT de telemetria, que permite um acompanhamento da vida da bateria, seu rastreamento e saúde ao longo do tempo, permitindo ser empregada de forma eficiente em uma segunda vida futura, que pode ocorrer além de oito anos após o início da operação.

A WEG, também, destacou que disponibiliza estações de recarga DC especiais para ônibus elétricos, com potências até 180 kW, bem como a infraestrutura elétrica de transformadores, quadros de distribuição e proteção para as garagens. E, como a eletrificação é algo novo no contexto dos operadores de ônibus, a empresa criou um grupo de engenharia especializado para fornecer o desenvolvimento de projetos para as garagens, entregando além do projeto, todos os equipamentos fabricados no Brasil e com garantia e rede de assistência técnica local.

Imagem – Caio e WEG

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