No túnel do tempo

Numa ponte ao passado, fazemos essa travessia para conhecer como foi a iniciativa que visava os melhores serviços rodoviários

O descanso durante uma viagem de longa duração é fundamental para o bem-estar dos passageiros. Hoje, sabemos que no setor do transporte rodoviário, há inúmeras ofertas de serviços que promovem o maior conforto nas viagens, como as configurações internas leito e leito cama. Tal aspecto permite às pessoas a comodidade em seus deslocamentos, sejam eles noturnos ou diurnos.

Porém, é preciso lembrar que essa categoria de serviço teve seu início há longos anos, sendo que a iniciativa ocorreu no começo da década de 1960, por intermédio de um empresário gaúcho que introduziu em seus ônibus as poltronas leito na ligação entre as cidades de Porto Alegre e São Paulo. O fato proporcionou um nível diferenciado no atendimento aos passageiros, para aquela época.

Alguns anos depois, duas empresas resolveram investir no serviço leito nas rotas realizadas por elas entre as regiões Sudeste e Nordeste. Assim, Viação Itapemirim e Cia. São Geraldo de Viação passaram a ter ônibus com o maior padrão de qualidade interna. Ambas operadoras iniciaram uma competição para ver quem oferecia o melhor atendimento, isso durante a década de 1970.

Nesta imagem, podemos ver o ônibus com carroçaria Ciferal Líder da Viação Itapemirim, no serviço denominado de Rodonave (antes dessa denominação, usava-se o termo de Curiango, ave de hábito noturno, que voa suavemente, apropriado para o serviço leito), com requintes internos, como bar, música ambiente, WC, poltronas confortáveis e atendimento a bordo. Já o ônibus da transportadora da Cia. São Geraldo sempre buscou oferecer o melhor tratamento, num clima sereno (este o nome do serviço, tranquilo, manso e, também, o orvalho da noite) proporcionado pelo sistema de ar-condicionado, WC com tratamento químico, 17 poltronas leito, atendimento a bordo, acabamento interno caprichado e motoristas treinados.

As pinturas dos veículos presentes na respectiva imagem foram criadas pelo arquiteto João de Deus Cardoso e Carlos Antonio Ferro (in memoriam), no caso da Viação Itapemirim (1967). No caso do leito, foi em 1971.

Os elementos da São Geraldo foram projetados, exclusivamente, por Cardoso, que para o serviço leito (criado em 1972 na carroçaria Líder da extinta marca Ciferal) observou e promoveu as muitas peculiaridades, os detalhes e os materiais que estavam presentes na configuração.

Aliás, o arquiteto João de Deus Cardoso é um guerreiro e ainda continua na ativa na área de criação, desenvolvimento e favorecimento de inteligentes e objetivas identidades visuais para as operadoras brasileiras de ônibus.

Imagens – Acervo Tony Belviso e João de Deus Cardoso

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