Paris, também, olha para o biometano

Biocombustível é mais uma opção para o processo de descarbonização do transporte parisiense

Nem só de eletricidade vive o setor de ônibus urbano pelo mundo. Outras formas de combustíveis são ressaltadas como agentes indutores da mobilidade limpa e sustentável. Veja o caso do biometano, que recebe especial atenção da Île-de-France Mobilités, gestora do transporte coletivo da região metropolitana de Paris, que, por intermédio de seu programa de sustentabilidade ambiental, tem a meta de contar com uma frota de ônibus 100% limpa em áreas densas até 2025 e eliminar, gradualmente, o óleo diesel em toda a região onde atua, também, até 2025, graças aos biocombustíveis.

Recentemente, a gestora pública informou que, em seu plano de transição energética do setor, o maior centro operacional de ônibus operado pela RATP, em Aubervilliers (COB), terá sua infraestrutura convertida para o abastecimento de biometano, constituindo em um novo e importante passo para o programa de ônibus limpos.

A Île-de-France Mobilités investirá 1 milhão de euros nesse projeto e, desde 2016, ela está comprometida com um ambicioso programa europeu para a transformação de sua frota de ônibus, visando veículos com tecnologias limpas e modernas. De acordo com a empresa, o objetivo é ter, até 2025, em Paris, e em sua região metropolitana, até 2029, 100% da frota composta por veículos mais limpos – 70% dos quais funcionarão com biometano (gás natural renovável produzido localmente e a partir de resíduos orgânicos do setor agrícola ou lamas de estações de tratamento de águas residuais). São 618 locais com produção anaeróbia conectadas às redes de gás capazes de abastecer 44.000 ônibus.

Para a gerenciadora do transporte, o biometano contribui no combate às mudanças climáticas, com uma redução de mais de 80% das emissões de CO2 em comparação com o diesel, sendo um biocombustível que, ainda, reduz drasticamente a poluição local e sonora e melhora a qualidade do ar. E, os ônibus que são abastecidos com ele, podem ter 500 km de autonomia, condição adequada para linhas com alta quilometragem. “A Île-de-France Mobilités está totalmente mobilizada, desde 2016, quanto a transição energética, sendo o programa mais ambicioso da Europa. Nossa meta é ter uma frota 100% com energia limpa a partir de 2025 em Paris e sua região graças aos biocombustíveis. Isso é uma questão de saúde pública”, disse Valérie Pécresse, presidente da Île-de-France Mobilités.

Hoje, 670 ônibus elétricos e 1.000 ônibus de biometano são operados pela RATP em Île-de-France, representando 57% da frota. Até 2025, a maioria dos 4.700 ônibus operados pela RATP funcionará com esses dois tipos de tração.

Imagem – Île-de-France Mobilités

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