O mercado europeu de ônibus urbano em 2020

Mesmo em tempos de pandemia, que influenciou negativamente os negócios de ônibus para o transporte urbano, vemos que houve o reforço ao contínuo processo de promoção dos veículos mais limpos

Os registros de ônibus urbanos nos países da Europa Ocidental e na Polônia no ano passado apresentaram um volume de 13.140 veículos, uma redução de 8,8% em relação ao ano de 2019, quando então foram matriculadas 14.403 unidades. Do total em 2020, 53,7% (7.057 unidades) da nova frota de ônibus que entrou em operação naqueles mercados estava equipada com algum tipo de tecnologia de tração alternativa ao diesel. Essa participação dos sistemas de powertrain mais limpos teve um salto no ano passado, se comparado a 2019, que apresentou volumes de 5.708 veículos.

O ônibus com tração híbrida liderou o mercado, com 2.733 unidades, seguido pela tração a gás natural, com 2.223 unidades, pelo modelo 100% elétrico, com 2.054 veículos e 47 ônibus equipados com células a combustível. O restante foi de modelos propulsionados com motores a diesel Euro VI.

Mesmo em tempos de pandemia, que influenciou negativamente os negócios de ônibus para o transporte urbano, vemos que houve o reforço ao contínuo processo de promoção dos veículos mais limpos, com baixo impacto ao meio ambiente, iniciativa das cidades compromissadas em disponibilizar a sustentabilidade ambiental no modelo de transporte coletivo.

As informações foram passadas por Chatrou CME Solutions, empresa de consultoria que reúne os principais dados referentes à indústria europeia de ônibus.

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