O passado da Busworld como Car & Bus

Em breve linha do tempo, um pouco de história da mais famosa exposição mundial de ônibus

A primeira edição do salão Busworld ocorreu em 1971 e se chamava Car & Bus, embora fosse realizado no famoso espaço Kortrijk Xpo. A exposição première ressaltou vinte ônibus e pequenos veículos comerciais de vários fabricantes, como Van Hool, Jonckheere, Neoplan e Setra, que estavam representados pelos seus concessionários e importadores belgas. 500 visitantes, dentre eles empresários, funcionários do governo e profissionais da área de ônibus compareceram ao evento.

Dois anos depois, a segunda edição não foi nada positiva. O ano era 1973, período em que eclodiu a guerra entre árabes e israelenses, afetando a produção e o mercado mundial de petróleo. Apesar de ter sido maior, não atraiu a atenção do público, continuando com o mesmo número de visitantes anteriores – 500.

Somente em 1975 que a mostra ganhou notoriedade, ao receber um público que ultrapassou as duas mil pessoas em um espaço bem maior, quatro vezes em relação ao ano de 1971. Fabricantes como Bova, Renault e Volvo voltaram a expor, se juntando com outras marcas e à Scania.

A questão dos acidentes causados pelos ônibus rodoviários gerou muito debate em torno da segurança, ocasionando uma mudança no design dos veículos para promover viagens com maior nível de comodidade e satisfação.

Na edição de 1979, o transporte público para todos se tornou um tópico importante dentro da indústria e para os formuladores de políticas, sendo que os veículos acessíveis em embarques e desembarques foram mostrados com ênfase.

Dez anos após a primeira edição, o que se viu foi o crescente número de participantes. Se, em 1971, marcas de ônibus eram de apenas dois países (Alemanha e Bélgica), em 1981, a Car & Bus recebeu fabricantes de doze países e os produtos foram expostos nos dois salões que Kortrijk Xpo que existia na época.

A mencionada edição, também, recebeu 4.826 profissionais que visitaram feira, marcada pelo lançamento do primeiro ônibus Double Deck da marca Setra, o S 228 DT.

Ao longo dos anos, muitos foram os lançamentos de ônibus, como em 1983, com o modelo integral da Mercedes-Benz O-303, que foi agraciado com o reconhecimento do mais confortável veículo rodoviário. Em 1992, o modelo Megaliner, com quatro eixos e 15 metros foi introduzido pela marca Neoplan, o que levou a uma mudança nos regulamentos da União Europeia para permitir que veículos não articulados tivessem mais que 12 metros.

Já a edição de 1995, três lançamentos de classe mundial – Berkhof Axial, Van Hool T8 e o B12-600 Euro-Comet da Volvo. A Volvo havia adquirido a fabricante alemã de ônibus Drögmöller, em 1994, que tinha o E330H EuroComet e usou o seu chassi B12, rebatizando o modelo de Volvo B12-600 Euro-Comet.

Em 1999, o nome Car & Bus cede seu lugar para “Busworld”. A 15ª edição da feira reuniu diversos atores envolvidos com a cena do ônibus – fabricantes de veículos, de caixas de câmbio, poltronas e toda a tecnologia voltada para o segmento. Naquele ano, por seis dias, Kortrijk se tornou a capital mundial do ônibus e foi visitada por um expressivo volume de pessoas. A partir daquele momento, houve uma a mudança de conceitos do modal, que passou a ser, ainda mais, influente na mobilidade das pessoas.

Imagens – Busworld

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