Para hoje e no futuro, a aposta no gás

Em nota, a parceria Comgás e Scania afirmou que o primeiro passo a ser dado será o mapeamento de corredores e rotas logísticas para aumentar o número de pontos de abastecimento de do GNV e biometano no estado de São Paulo

Uma parceria com vistas para os negócios do transporte e logística
sustentáveis se formou recentemente. A Comgás, distribuidora brasileira de
gás natural, e a montadora Scania anunciaram ações conjuntas para acelerar o
desenvolvimento do mercado de gás natural veicular – GNV – e biometano para
veículos comerciais pesados.


A fabricante de ônibus e caminhões já conta com a produção, em sua planta
de São Bernardo do Campo/SP, dos veículos equipados com motores dedicados
ao gás, resultado de um investimento na nova plataforma de produtos de cerca
de R$ 4 bilhões. Eles podem ser abastecidos com GNV, biometano ou uma
mistura de ambos os combustíveis. “Esta iniciativa é fundamental para
impulsionar o desenvolvimento da infraestrutura de distribuição e ampliar as
opções de abastecimento. Estamos empenhados em promover a transformação
sustentável do setor de transportes e tornar os combustíveis alternativos ao
diesel, o novo normal, considerando os benefícios sociais, ambientais,
econômicos e financeiros que este caminho pode gerar”, disse Christopher
Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America.


Em nota, a parceria afirmou que o primeiro passo a ser dado será o
mapeamento de corredores e rotas logísticas para aumentar o número de
pontos de abastecimento de do GNV e biometano no estado de São Paulo. O
plano ainda contempla a avaliação para instalação de postos de abastecimento
em garagens de frotistas e/ou operadores de ônibus, visando dar ainda mais
competitividade para os veículos pesados movidos a gás. A frota de veículos
pesados movida a GNV emite até 90% menos poluentes de ação local – como
NOx e material particulado, em comparação com um produto similar a diesel.
“Dentro das cidades, onde o gás natural pode ser aplicado no transporte
público, com a tecnologia de nossos ônibus movidos a gás, podemos reduzir a
quase zero a emissão de material particulado, um poluente de ação local
cancerígeno e responsável pelo aumento de mortes provocadas por doenças
respiratórias. Com isso, temos ganhos para as pessoas, para o planeta e para
os negócios”, explicou Podgorski.


Com a meta futura de inserir o biometano em sua rede de dutos, a Comgás
quer possibilitar a todos os seus consumidores uma fonte energética com
quase zero emissão de CO2, nos moldes do que ocorre há vários anos em
diversos países da Europa. “Aqui, a chave é gerar eficiência. O futuro do
transporte é composto por uma matriz energética diversa. Este é um
movimento orquestrado entre vários stakeholders – e uma mudança que
acontece em cadeia”, observou Antonio Simões, CEO da Comgás.
A Scania possui um portfólio de chassis para ônibus que atende perfeitamente
os vários nichos do transporte urbano e rodoviário, com modelos
convencionais, articulados e biarticulados.

Imagem – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

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