Transdev investe no sistema de transporte coletivo de Bogotá

Em nota, a operadora ressaltou que, com o novo empreendimento na eletromobilidade, os passageiros do transporte coletivo de Bogotá poderão desfrutar de serviços modernos, confortáveis e tranquilos

O Grupo Transdev, um dos principais operadores de mobilidade coletiva do mundo, assinou um contrato para a operação e manutenção de 406 ônibus elétricos com a TransMilenio S.A. (Colômbia), Autoridade de Transporte Público da cidade de Bogotá, na capital colombiana a partir do final de novembro de 2021. Serão investidos 874 milhões de euros em direção à um grande passo na transição em larga escala das frotas de ônibus urbanos sustentáveis e elétricos.

Após 20 anos de presença em Bogotá, ao lado de seu parceiro colombiano Fanalca, que atende o maior sistema de BRT (Bus Rapid Transit) do mundo, a Transdev, em breve, estará operando a maior frota de ônibus elétricos do continente, com veículos dotados de chassi BYD e carroçaria Superpolo. Serão 272 unidades de veículos com nove metros de comprimento e outras 134 unidades com modelos Padron de 12 metros de comprimento. Segundo o portal ColombiaBus, a Superpolo fornecerá os modelos New Senior e Torino Padron.

A nova frota servirá em áreas zonais ao longo de 15 rotas, transportando passageiros do distrito de Fontibon de Bogotá (mais de 300.000 habitantes) para o principal sistema TransMilenio BRT. Essas 15 rotas terão um volume anual de cerca de 24 milhões de quilômetros rodados e transportarão cerca de 36 milhões de passageiros.

Além da operação, será construído em Fontibon o maior pátio de ônibus elétricos da América do Sul, com mais de 40.000 m², onde serão feitas as recargas elétricas de toda a frota e a manutenção dos veículos. Os motoristas também receberão treinamento específico de condução, a fim de fazer o melhor uso das bateria e otimizar a gama operacional dos respectivos ônibus elétricos. “Com este enorme contrato de ônibus elétricos em Bogotá, a Transdev está cumprindo sua ambição de fazer a transição de suas frotas de ônibus para modelos com emissão zero na Colômbia e em outros países. Estamos orgulhosos de continuar servindo Bogotá, onde temos operado com sucesso algumas áreas da TransMilenio. Estou convencido de que, para grandes áreas urbanas, não há como contornar a implantação em massa de soluções de mobilidade sustentável, incluindo biocombustíveis, veículos com baterias e unidade movidas a hidrogênio e células a combustível”, disse Thierry Mallet, presidente e CEO do Grupo Transdev.

Em nota, a operadora ressaltou que, com o novo empreendimento na eletromobilidade, os passageiros do transporte coletivo de Bogotá poderão desfrutar de serviços modernos, confortáveis, tranquilos, seguros, elétricos e sem emissões poluentes. Os novos ônibus elétricos, que substituirão as unidades movidas a diesel com mais de 20 anos, reduzirão consideravelmente as emissões de poluentes do transporte público, melhorarão a qualidade do ar local e melhorarão a capacidade global da Colômbia de lidar com a transição energética para os modelos de transporte limpo.

Imagem – Ilustrativa

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *