A melhor imagem associada à segurança

Tecnologia utilizada para otimizar as operações

A Orsegups apresenta ao mercado do transporte sobre pneus um sistema de monitoramento veicular que identifica o uso do celular ao volante e percebe sinais de fadiga ou de distração do motorista emitindo um alerta sonoro imediato para uma situação de perigo iminente, diminuindo os riscos de acidentes nas estradas. Outras ocorrências (excesso de velocidade, curvas bruscas, freadas bruscas, entre outras), também, são ressaltadas em relatório com imagens para o gestor da frota.

Segundo a empresa, o uso de ferramentas de inteligência artificial capazes de detectar alterações de padrão de comportamento em imagens captadas por câmeras instaladas em automóveis, ônibus, vans, máquinas ou caminhões possibilita que o monitoramento de veículos avance para além da segurança contra furtos e roubos. Nabor Cenci, gerente do segmento de rastreamento da Orsegups, explicou que o funcionamento do sistema, apesar de toda tecnologia utilizada, é de fácil compreensão e usabilidade, sendo que a câmera ‘percebe’ quando há uma mudança na forma de comportamento do condutor emitindo alertas instantâneos ao mesmo, e a plataforma por sua vez, gera as ocorrências a serem tratadas. “Se ele boceja seguidas vezes ou pisca os olhos com frequência, por exemplo, há indicativo de cansaço em excesso. Se leva o celular ao ouvido, a mudança na imagem também é identificada gerando o respectivo alerta. Até mesmo o ‘olhar para baixo’ típico de quem usa o celular no colo é capturado pela câmera”, observou Cenci.

Em linhas gerais, a tecnologia funciona assim que identifica um comportamento inadequado, com a chamada vídeo telemetria que dispara o aviso sonoro no interior do veículo e armazena dez segundos de imagens que podem ser consultadas pelo gestor da frota para avaliar a situação e melhorar processos internos, que podem passar pela criação de programas de treinamento dos motoristas e reavaliação do uso do veículo. “Essa tecnologia visa proteger vidas, patrimônio, evitar multas e resguardar a imagem das empresas por intermédio da condução consciente de seus veículos. As imagens podem ser uma ferramenta fundamental para a defesa dos motoristas e da empresa em algumas ocorrências. Em caso de acidente, por exemplo, podem ser prova incontestável da responsabilidade de um terceiro”, disse Cenci.

Para a Orsegups, o sistema inclui os serviços de rastreamento veicular, criado para combater roubos e furtos, como, também, pode ser usado na gestão de frotas, tendo como mercado alvo as empresas que desejam aprimorar o uso dos veículos em sua cadeia produtiva, como as transportadoras de cargas ou de passageiros, empresas de engenharia, prestadores de serviços, distribuidoras, e redes varejistas entre outros, bem como se adequar às normas exigidas pelo contratante dos serviços ou embarcador.

Imagem – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *