A pesquisa de Mobilidade da População Urbana realizada pela Confederação Nacional de Transporte (CNT), publicada em agosto deste ano, reforça a importância do transporte coletivo para a sustentabilidade ambiental. Os dados da pesquisam evidenciam que a maior contribuição das emissões de CO2 provém dos carros, enquanto os ônibus já contam com tecnologia para minimizar os impactos no meio-ambiente.
Desta maneira, a Paraty Mobilidade, operadora do transporte coletivo da cidade paulista de Araraquara, transporta em média 19 mil pessoas diariamente, sendo que o ônibus, também, é uma das opções de transporte mais seguras.
A transportadora destaca que os dados da NTU, associados com informações do Ministério da Saúde, apontaram, ainda, que o maior índice de acidentes e mortes em trânsito ocorrem com motociclistas (36,37%), seguidos por carros (20,73%), pedestres (15,72%), ciclistas (4,15%), caminhões pesados (2,31%) e caminhonetes (0,72%). A pesquisa aponta que os ônibus transportam um terço da população e são responsáveis pelo menor índice de morte no trânsito: 0,32%.
Para a Paraty, cada vez mais torna-se necessário que as cidades priorizem o transporte coletivo no momento de realizar o planejamento urbano do município, pois, quando se trata dos ônibus, que são responsáveis pela locomoção de um terço da população, é preciso criar políticas públicas que otimizem o trânsito, como as faixas exclusivas, por exemplo, para que não seja preciso dividir espaço com os carros.
Imagem – Divulgação
0 comentários