O Grupo Irizar demonstrou a sua grande capacidade de inovação e tecnologia ao apresentar a sua nova gama de veículos eficientes e sustentáveis, durante a FIAA 2024, realizada, recentemente, na Espanha. Segundo a marca, suas inovações tecnológicas serão fundamentais para o futuro da mobilidade e da descarbonização.
E, no sentido de promover a eletrificação do transporte, a marca lançou o Irizar i3 elétrico, com um design vanguardista e linhas marcantes, externamente. O modelo é especificado para os serviços interurbanos de curtas distâncias, sendo silencioso e com zero emissões. De acordo com a Irizar, graças à aplicação de componentes mais leves e resistentes, foi possível reduzir 1.000 kg de peso. Já sua autonomia é de mais de 400 km com uma única carga por dia.
Quanto a segurança, o veículo atende aos mais altos padrões de segurança, sob o novo regulamento GSR2, com a integração de componentes avançados, como câmeras e radares, para garantir a segurança do motorista e dos passageiros. Cumprem, ainda, os regulamentos europeus R155 e R156, referentes ao sistema de gestão de segurança cibernética e atualizações de software. Isso garante que os sistemas funcionem conforme o esperado e que possamos mitigar os riscos de segurança que enfrentamos.
Esse novo modelo, que pode ter dois comprimentos – 12,75 metros e 14,90 metros -, tem um motor elétrico de 260 kW de potência, transmissão integrada com três marchas e baterias de lítio (528 kWh ou 716 kWh na versão 6×2).
Um detalhe informado pela Irizar é que a carroçaria do novo Irizar i3 elétrico está disponível tanto na configuração autoportante integral quanto com diferentes chassis elétricos, bem como está disponível para motores a diesel, biodiesel, HVO, híbridos e a gás.
Hidrogênio
Além da eletricidade, outro combustível que vem tendo seu conceito desenvolvido pela Irizar é o hidrogênio. A fabricante espanhola salienta sua tecnologia alternativa em propulsão como tendência para o transporte rodoviário em médias e longas distâncias. Por intermédio do modelo i6S Efficient, apresentado no ano passado no salão Busworld, na Bélgica, o projeto se apresenta de forma pioneira, sendo um compromisso da Irizar em oferecer uma gama completa de veículos com emissão zero, bem como um marco no seu caminho para a descarbonização de toda a gama de veículos.
Esse veículo rodoviário, com células a combustível, pode ter um alcance de até 1.000 km e tempo de abastecimento otimizado – cerca de 20 minutos. Com isso, a forma como operadores trabalham não será alterada, podendo continuar com as suas rotas e horários habituais. Outrossim, o ônibus tem a capacidade de conduzir em modo 100% elétrico em horários específicos exigidos na operação.
Para a Irizar, o conceito está em fase avançada de testes, sendo que o veículo está demonstrando ótimo desempenho em termos de confiabilidade e autonomia. Esse acúmulo de experiência e conhecimento com a tecnologia será fundamental para moldar a gama de hidrogênio do futuro, que já está em fase de desenvolvimento e estará disponível no mercado até 2026.
Imagens – Divulgação
0 comentários