Localizada em um terreno de 100 mil m², com 30 mil m² de área construída, integrando setores administrativos e operacionais em um espaço aberto, sofisticado e funcional, a nova sede da Viação Garcia foi apresentada, reafirmando o seu compromisso em disponibilizar instalações amplas, modernas e sustentáveis.
De acordo com a operadora paranaense, o complexo foi planejado para otimizar processos e promover eficiência, tendo almoxarifado atualizado e com capacidade de armazenamento ampliada para centralizar todos os depósitos, o que otimiza o controle de estoque e agiliza os processos de movimentação de peças. Além disso, recebeu estruturas de armazenagem renovadas e um novo sistema de paletização para peças, garantindo mais segurança aos colaboradores e otimizando o endereçamento do estoque.
A Garcia destaca a sua oficina, que conta com um novo layout, com distribuição estratégica dos setores, onde máquinas e estações de trabalho foram reposicionadas para garantir maior eficiência operacional e organização. Segundo informações, a estrutura é compacta, aliada à implementação de novas tecnologias para monitorar o tempo de permanência dos veículos nos postos de trabalho, possibilitando um controle mais preciso da manutenção e mapeia novas oportunidades de melhoria.
Outro detalhe é que, também, foram adquiridas duas novas cabines de pintura, equipadas com tecnologia moderna que atende às normas de segurança do trabalho e exigências ambientais.
Ainda, no contexto da sustentabilidade ambiental inserida no conceito de ESG, a nova sede atende às necessidades dos colaboradores e sociedade. Para o aproveitamento máximo dos recursos naturais, a empresa passará a captar e armazenar até 80 mil litros de água de chuva para reutilização na lavagem dos ônibus. Além disso, a energia fotovoltaica solar estará presente e todos os efluentes gerados nos processos de trabalho receberão tratamento para posterior descarte no sistema de esgoto.
Também, os resíduos sólidos terão uma área específica para separação e armazenamento em local coberto, com encaminhamento posterior para reciclagem e os resíduos líquidos serão armazenados para destinação a empresas especializadas em gestão ambiental. A obra utiliza vidros reflexivos, o que ajuda a controlar as condições térmicas internas e proporciona um uso adequado dos aparelhos de ar-condicionado. Telhas térmicas reforçam esse cuidado e proporcionam conforto aos colaboradores. “É um novo capítulo de crescimento e inovação para a empresa, com infraestrutura ampliada e equipamentos modernos para comportar nossa frota e atender melhor nossos colaboradores. Além das melhorias operacionais, a sede terá um novo Museu – preservando todo o acervo histórico da empresa. Isso reforça a nossa conexão com a cidade e valoriza o legado construído ao longo dessas nove décadas desde os seus fundadores”, destacou o vice-presidente da empresa, Estefano Boiko Junior.
Imagem- Divulgação
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