Volare reforça seu compromisso com o meio ambiente

Fabricante gaúcha de micro-ônibus destaca o seu modelo propulsionado a gás e as primeiras vendas para o transporte brasileiro

Há pouco tempo, o modelo de micro-ônibus Volare Fly 10 GV, que pode ser movido a GNV ou biometano, comprovou a sua viabilidade técnica, competitividade econômica e desempenho ambiental superior em comparação aos modelos convencionais movidos a diesel em testes realizados no transporte público urbano da cidade de Juiz de Fora, MG.

Segundo a fabricante do modelo, a operação assistida do veículo fez parte do Projeto de Mobilidade Verde em Juiz de Fora, representou um avanço significativo na busca por soluções mais sustentáveis de mobilidade e reforçou o compromisso do município com a descarbonização e a transição energética justa e inclusiva.

O respectivo veículo foi avaliado em diferentes circunstâncias, operando em quatro linhas do transporte público da cidade em reais condições de tráfego e topografia, o que permitiu avaliação técnica em cenários diversos de uso, incluindo um trajeto em zona rural. Sidnei Vargas, gerente-executivo da Volare, disse que o desenvolvimento e produção do Volare Fly 10 GV faz parte do compromisso da empresa com a descarbonização e uma mobilidade mais sustentável, demonstrando os investimentos robustos que vem fazendo com o objetivo de oferecer ao mercado modelos com tecnologias que promovam eficiência na operação. “A iniciativa reforça a capacidade da Volare em desenvolver soluções alinhadas à transição energética e à mobilidade urbana sustentável. A concepção do Volare Fly 10 GV envolveu quatro anos de trabalho e destaca investimentos que a marca vem fazendo no desenvolvimento contínuo de novas tecnologias”, observou.

Aos poucos, a comercialização desse tipo de ônibus vai aumentando

Durante os testes, o micro-ônibus percorreu 2.974 quilômetros, consumindo 1.159,48 m³ de gás natural, com resultados que indicam o desempenho equivalente ao dos veículos a diesel, com vantagem em eficiência energética e redução de custo operacional após estabilização dos procedimentos de abastecimento.

A Volare lançou esse modelo sustentável no início de 2025, colocando-o em operação nas cidades de Guarulhos (SP) e Belo Horizonte (SP). De acordo com informações da marca, já foram fornecidas mais de 10 unidades para esses municípios. Além disso, ela realizou um programa de demonstrações e testes que percorreu o Brasil, em cidades como Salvador, (BA), Vitória (ES), Goiânia (GO), dentre outras.

Imagens – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *