O pacote inteligente da segurança

A solução Volvo SSA engloba o Aviso de Colisão Frontal com Frenagem de Emergência, sistema que une um radar e uma câmera para monitorar os veículos e obstáculos à frente dos ônibus

Dispositivos de segurança embarcados nos chassis de ônibus têm se tornado recursos cada vez mais presentes nos dias atuais. Veja o exemplo dos veículos produzidos pela Volvo Bus Latin America. A montadora, que tem em seu DNA a constante preocupação com o tema, chamou recentemente a imprensa especializada para mostrar a importância do contexto disponibilizado aos seus clientes. A Transacácia, uma operadora de turismo e fretamento da cidade paranaense de Maringá, investiu na mais nova tecnologia desenvolvida pela marca.

Seu pacote de segurança denominado SSA (Sistema de Segurança Ativa) chegou para evitar colisões e reforçar o compromisso da marca em busca do ideal de “Zero Acidentes”. E, levar pessoas com segurança e conforto para todos os cantos do Brasil e do Mercosul, é o mote da transportadora ao apostar na tecnologia. De acordo com o proprietário da Transacácia, Antonio Maria Reinaldo, seu negócio é customizado, com passageiros que levam em consideração a qualidade do ônibus e os equipamentos de segurança. “Investi e continuo investindo em equipamentos de segurança de ônibus. A jornada diária e as dificuldades e perigos das estradas me mostraram muito cedo como é importante ter todos os recursos de segurança disponíveis”, declara.

Sua frota, composta por nove ônibus, sendo seis deles Volvo, roda meio milhão de quilômetros por ano. Recentemente, duas novas unidades, com o chassi B420R, foram adquiridas com as ferramentas. A solução Volvo SSA engloba o Aviso de Colisão Frontal com Frenagem de Emergência, sistema que une um radar e uma câmera para monitorar os veículos e obstáculos à frente dos ônibus, avisando por meios sonoros e visuais o condutor em caso a distância entre os veículos esteja diminuindo. Caso não diminua a velocidade, o sistema faz uma pré-frenagem e até uma frenagem total de emergência, em caso de acidente iminente. Já o “Aviso de Mudança de Faixa” é a tecnologia que entra em ação quando o ônibus passa sobre as faixas da pista à esquerda ou à direita, sem ligar as setas, indicando desatenção ou descuido. Além de emitir sinais sonoro e visual no display do painel, o dispositivo faz vibrar o assento do motorista. Outro recurso é o “Sinal de Alerta no Para-brisa” (Heads Up Display), sendo uma barra vermelha de luzes de LED projetada no para-brisa para o condutor visualizar mais facilmente um eventual risco de impacto com outro veículo.

Outro sistema é o “Piloto Automático Adaptativo” é o sistema que mantém um distanciamento previamente definido pelo condutor em relação ao veículo à frente, mantendo sempre uma distância segura. Também há o “Assento Vibratório”, dispositivo de segurança que também alerta o motorista em caso de mudança de faixa sem acionar o pisca-pisca. É a única tecnologia de segurança do pacote do SSA que precisa ser instalada com o encarroçamento do ônibus. “Somos líderes mundiais em segurança e no Brasil não é diferente”, declarou Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses LA.

Mais detalhes sobre o tema poderão ser conferidos na edição de dezembro da revista AutoBus.

Imagem – Divulgação

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