Considerada como uma das mais importantes vozes do segmento do transporte coletivo urbano brasileiro e conhecedor como poucos dos meandros que movem os sistemas, Otávio Vieira da Cunha Filho faleceu recentemente, deixando um legado de defesa contundente do setor frente aos principais desafios, como a qualificação dos serviços e a questões relacionadas com os crescentes custos operacionais.
Otávio era presidente-executivo da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) desde 1993, tendo sido diretor do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belo Horizonte (Setra/BH) e presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET/São Luis). Ele ainda participou de Comissão Especial criada pela Presidência da República para reduzir as tarifas e melhorar o serviço de transporte coletivo nas cidades brasileiras, entre tantas atividades de um legado de grande relevância para o transporte público coletivo.
Formado em Administração e Ciências Contábeis, esteve a frente da NTU, sustentando, com argumentos e razões, a reestruturação do transporte coletivo urbano no Brasil, por meio da criação de um novo marco legal, capaz de devolver a eficiência a esse serviço e a tão desejada tarifa módica. Ele tinha 81 anos.
Imagem – Divulgação
0 comentários