A empresa alemã de energia RWE, em conjunto com a fabricante holandesa de ônibus, VDL Bus & Coach, desenvolveu o projeto Anubis, que tem por iniciativa aproveitar a segunda vida das baterias dos ônibus elétricos produzidos pela VDL para a operadora Transdev, da cidade de Eindhoven, na Holanda. A transportadora substituiu as baterias de 43 ônibus, que receberam modelos novos e maiores. As que estavam em uso desde 2016 serão utilizadas em sistemas estacionários para o armazenamento de energia na cidade de Moerdijk, também holandesa.
De acordo com a VDL, o setor de transporte está fazendo rapidamente a transição energética pelo modelo elétrico, o que faz supor que se todos os ônibus e um número crescente de automóveis e caminhões elétricos utilizados nos Países Baixos após 2030 gerarem esse tipo de resíduo, mais de 150.000 toneladas de baterias estarão disponíveis para serem recicladas todos os anos. E essas são atualmente classificadas como resíduos e na sua maioria levadas para usinas de reciclagem fora do país.
Para Paul van Vuuren, CEO da VDL Bus & Coach, as baterias usadas ainda têm capacidade suficiente para ser usada em aplicações estacionárias. “Na Europa, somos um dos precursores no campo do transporte público elétrico. E, fornecer uma solução circular sustentável para nossas baterias faz parte da nossa estratégia comercial. No entanto, sua aplicação ainda requer muito conhecimento e desenvolvimento. Juntos com a RWE, coletaremos muitos dados no ‘projeto Anubis’ para que possamos contribuir ainda mais para tornar nossa sociedade ainda mais sustentável”, disse o executivo.
Imagem – VDL Bus
0 comentários