A fabricante chinesa de ônibus elétricos BYD anda com sua carteira de pedidos bem extensa fora do mercado chinês. Recentemente, novas encomendas foram realizadas na Europa e também na América Latina. Na Espanha, 15 ônibus 100% elétricos com 12 metros irão operar na cidade de Badajoz, foram encomendados pela TUBASA, uma operadora de transporte público pertencente ao Grupo Ruiz, um dos principais grupos de transportes daquele país.
Uma frota com 42 e-buses, equipados com carregamento por pantógrafo, está programada para ser entregue no segundo trimestre de 2019 na cidade de Oslo (Noruega), totalizando 44 ônibus elétricos. Os veículos, na versão articulada, foram adquiridos pela operadora Nobina. Jan Volsdal, diretor Administrativo da Nobina, observou que nos próximos dez anos, Oslo está planejando administrar um sistema de transporte público de emissão zero e a operadora, juntamente com a BYD, está fazendo uma grande contribuição para tornar este plano realidade. “Temos boas experiências com os dois ônibus articulados da BYD que estão em operação há seis meses em Oslo, inclusive nos desafiadores meses de inverno, e temos confiança de que o desempenho da nova frota atenderá às nossas expectativas”, ressaltou o executivo.
No Chile, o negócio envolveu 100 ônibus K9FE para a capital Santiago. A colaboração com a distribuidora chilena de energia ENEL prevê a entrega dos e-buses e o início de sua operação no Transantiago no final de novembro.
Tamara Berríos, porta-voz da BYD Chile, comentou que operar um ônibus 100% elétrico da BYD é equivalente a reduzir as emissões de carbono de 33 carros. “Além disso, os ônibus 100% elétricos da BYD são seguros, silenciosos e podem reduzir os custos operacionais em até 70%. Um ônibus 100% elétrico da BYD exige apenas 70 pesos chilenos para ser executado por quilômetro, em comparação com 350 pesos chilenos por quilômetro para ônibus de motores de combustão interna”, ressaltou.
A BYD também anunciou recentemente o lançamento de uma joint venture com a Generate Capital, Inc., para o primeiro programa de leasing de ônibus elétricos nos Estados Unidos. A Generate Capital é uma empresa líder no financiamento de ativos de infraestrutura sustentável. Para isso serão alocados US$ 200 milhões ao programa pioneiro de locação, que ajudará os clientes dos setores público e privado a acelerar a adoção de ônibus elétricos movidos a bateria, reduzindo os custos iniciais.
De acordo com a fabricante chinesa BYD, os EUA possuem hoje cerca de 300 ônibus elétricos, dois terços dos quais são fabricados por ela. A montadora e a Generate Capital acreditam que há espaço substancial para crescimento no mercado de ônibus elétricos naquele país, já que o tamanho atual da frota representa uma diminuta fração diante dos cerca de 345 mil ônibus elétricos que operam em todo o mundo.
Imagens – Divulgação
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