Software para gestão de manutenção e oficina: caso de sucesso na Viação Alvorada

Tecnologia ultrapassa fronteiras para promover otimização operacional

Informe Praxio

A Viação Alvorada é empresa portuguesa do setor de transporte coletivo que atua na Área Metropolitana de Lisboa (AML). Ela é responsável pela zona noroeste da AML, que compreende os concelhos de Amadora, Oeiras, Sintra e ainda as ligações aos concelhos de Cascais e Lisboa – o que representa 33% da oferta rodoviária de toda a região de Lisboa.

Com uma equipe altamente qualificada, utilizando tecnologia de ponta, a operadora tem investido em suas operações de manutenção e oficina, a fim de garantir a segurança e o conforto dos passageiros, bem como a disponibilidade da frota.

Para entender melhor como a Viação Alvorada tem alcançado esse sucesso, utilizando o software ERP da Praxio, confira a entrevista com o gestor de manutenção e oficina da empresa, Paulo Esteves, sobre a mudança de ERP na gestão de manutenção e oficina da frota.

Praxio – Por que a Viação Alvorada decidiu trocar de ERP para sua gestão de manutenção e oficina?

Paulo Esteves – Com o nascimento da Viação Alvorada e o aumento significativo da quantidade de ônibus, sentimos a necessidade de ir ao mercado procurar um ERP de manutenção mais sofisticado do que o antigo AS 400 da IBM.

Nossa intenção foi de otimizar a eficiência e eficácia dos processos de manutenção, aumentar a produtividade das equipas técnicas, melhorar os fluxos de trabalho, garantir a comunicação entre todos os intervenientes e, também, eliminar ao máximo o papel associado aos processos de manutenção.

Praxio – O que levou a empresa a escolher o software da Praxio?

Esteves – Estudamos algumas opções de sistemas no mercado português, mas após uma visita a diversas empresas de transportes no Brasil, chegamos à conclusão de que a tecnologia Globus da empresa Praxio seria o que de melhor poderia adequar-se à nossa realidade, porque é específico para as empresas de transportes de pesados de passageiros.

O uso do ERP (software) na prática para a gestão de manutenção e oficina

Praxio – Quais as principais mudanças operacionais obtidas com a nova tecnologia?

Esteves – Desde que trabalhamos com o Globus, eliminamos tarefas administrativas. O que antes era feito por meio de folhas de papel, agora é facilmente realizado por meio de PCs estrategicamente instalados nas nossas oficinas de manutenção.

Assim, em vez de os nossos técnicos preencherem tais folhas, para que no dia seguinte um colaborador administrativo efetuasse o registo em computador, as informações obtidas são inseridas automaticamente no sistema.

Os técnicos têm acesso fácil aos PCs e é aí que abrem a ordem de serviço, executam o mesmo, descrevem o que efetuaram, isto de forma simples e segura, conforme uma senha que previamente recebem para segurança da operação.

Ganhos obtidos com a tecnologia especialista

Praxio – Quais benefícios a Viação Alvorada obteve com essas novas rotinas?

Esteves – Efetivamente, a implementação do Globus trouxe inúmeras vantagens para a empresa. A transição de um sistema de trabalho baseado em papel para o digital permitiu-nos melhorar a eficiência e qualidade do nosso trabalho diário.

Uma das grandes vantagens do sistema é a possibilidade de consultar o histórico completo de reparações nos veículos, o que nos permite ter uma visão precisa da manutenção que foi realizada em cada um deles. Isso permite uma sinergia entre os serviços executados e os serviços em execução, ajudando-nos a identificar de forma mais rápida e eficiente as avarias de mais difícil resolução.

Outra vantagem é o alerta para os casos de retrabalho, isto é, quando um ônibus apresenta avarias frequentes. O Globus identifica os problemas recorrentes/reincidentes, permitindo-nos proceder à correção das mesmas e a prevenir futuras ocorrências. Esta é uma forma eficaz de otimizar o trabalho dos técnicos, reduzindo assim a quantidade de avarias, desempanagens (reparação), imobilizações, bem como como os custos com as reparações.

Praxio – Quais são os principais diferenciais do software especialista da Praxio?

Esteves – O sistema Globus é altamente personalizável e pode ser configurado para atender às necessidades específicas da nossa empresa. Os campos de informação e alertas são parametrizáveis pela nossa equipe de manutenção, o que permite maior flexibilidade e eficácia no gerenciamento de dados.

Temos a possibilidade de consultar o histórico dos veículos e identificar eventuais problemas recorrentes, a redução de custos com o retrabalho e a personalização do sistema às nossas necessidades específicas são algumas das vantagens que experimentamos.

Além disso, o sistema permite-nos também avaliar o desempenho dos nossos colaboradores de manutenção e identificar áreas de melhoria. Podemos analisar detalhadamente o tempo gasto em cada tarefa, o número de peças substituídas e outras informações importantes para avaliar a eficiência do nosso trabalho.

Conclusão

Praxio – Por que você recomenda a utilização do software ERP da Praxio?

Esteves – Após a implementação do Globus, sentimos que conseguimos ter um maior controle na gestão da manutenção. Esta é a uma opinião transversal a todos os utilizadores do Globus, inclusive a dos nossos técnicos de manutenção.

Efetivamente, este software transforma todos os nossos dados de manutenção em informações valiosas para a tomada de decisão em tempo útil, ao gerar relatórios e indicadores de performance, que nos permitem avaliar a eficiência do nosso trabalho e identificar áreas e oportunidades de melhoria. Isso nos ajuda a otimizar o nosso trabalho e a tomar decisões mais assertivas.

O sistema também nos permite avaliar o desempenho dos nossos colaboradores da manutenção. Podemos, agora, analisar detalhadamente os trabalhos que estão pendentes, tempo gasto em cada tarefa, o número de peças substituídas e outras informações importantes para avaliar a eficiência do nosso trabalho.

Por outro lado, dá-nos um conjunto KPIs (indicadores-chave de performance) como indicadores de gestão, técnicos, econômicos e organizacionais personalizados, com base nos parâmetros automáticos existentes, que nos permite concretizar um conjunto de indicadores que são solicitados mensalmente pela TML e pela gestão de topo.

Claro que existem aspetos a melhorar e desenvolvimentos a realizar, nem que seja pelo nosso nível de exigência. Para isso, contamos com a equipe da Praxio para conseguirmos essas melhorias necessárias, até porque, a empresa tem se mostrado sempre disponível para nos ajudar e a sugerir formas mais simples de atingirmos os nossos objetivos. Estamos confiantes de que a utilização do ERP Praxio continuará a trazer benefícios para a empresa no futuro.

Imagem – Divulgação

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