O mercado do transporte coletivo argentino foi brindado, recentemente, com a nova linha de chassis para ônibus da marca Scania. Os modelos, tanto para aplicação rodoviária, como urbana, da Série K, foram desenvolvidos priorizando a eficiência energética, os combustíveis alternativos e o transporte inteligente e seguro, fatores que beneficiam tanto as transportadoras quanto os passageiros e o meio ambiente.
Os novos veículos estão disponíveis em diversas configurações, trazendo a gama de motores XPI, que, segundo a montadora, promove economia de combustível na casa dos 10%, além da redução da emissão de gases poluentes e a garantia da diminuição dos custos operacionais. Após muita pesquisa e desenvolvimento, esta nova geração atinge 92% de inovação tecnológica de seus componentes, em comparação com a série anterior, sendo uma linha completamente renovada.
Além do diesel, os motores podem ser movidos com combustíveis alternativos, como gás e biogás, ampliando a eficiência energética e a lucratividade. A Manutenção Flexível, que consiste na possibilidade de desenvolver planos de manutenção sob medida para a operação de cada cliente, é outro aspecto que conta pontos para os operadores locais. Por meio da base nos dados fornecidos pela conectividade das unidades, a tecnologia proporciona a disponibilidade da frota e reduz o tempo de inatividade não planejado.
Uma grande novidade para os transportadores é a introdução do sistema de segurança ativa ADAS 2.0, que consiste em uma série de dispositivos capazes de detectar riscos de colisão ou fatores de perigo, tanto para o ônibus quanto para os demais usuários da malha viária. Oscar Jaern, CEO da Scania Argentina, disse que a montadora oferece aos seus clientes as soluções de transporte integral mais sustentáveis e que esse lançamento é um novo passo dado com esse propósito. “Oferecemos soluções integrais aos nossos clientes, compostas por produtos inovadores e eficientes, serviços financeiros para garantir acessibilidade, serviços de reparo e manutenção de alta qualidade, além de treinamento para motoristas e transportadores e sistemas de gestão de frotas por meio de veículos conectados”, ressaltou.
Imagens – Divulgação Scania Argentina
0 comentários