Auxílio da declaração do Dirf

Quem não declarar está sujeito as penalizações

A empresa Práxio, especializada em tecnologia para o setor rodoviário de passageiros, deu início a campanhas de informação e suporte para a entrega segura da DIRF 2025, a fim de evitar prejuízos para seus clientes. De acordo com ela, a DIRF é uma obrigação tributária à fonte pagadora de renda ou proventos de qualquer natureza aos contribuintes não beneficiários de imunidade ou isenção tributária. No documento, devem constar os rendimentos pagos ou creditados a pessoas físicas domiciliadas no Brasil.

A DIRF era para ser extinta em 2024, no qual seria substituída pelo Sistema de Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) e pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Porém, por meio de Instrução Normativa nº 2.181/2024, houve a prorrogação de sua atividade, sendo que o encerramento da mesma ficou para 2025, o que exige atenção redobrada das empresas.

Emerson Grandi, CEO da Praxio, ressaltou que o descumprimento do prazo da DIRF resulta em multas, estando as pessoas Física e Jurídica sujeitas a multa de 2% ao mês-calendário, limitada a 20% do montante dos tributos informados na declaração. “A carga de entrega fica dobrada, pois o adiamento não exclui a necessidade de envio das informações mês a mês via EFD-Reinf e eSocial. Ou seja, o Departamento Pessoal e a Contabilidade devem preencher todas essas declarações. É por isso que o momento de preparamos nossos clientes para a DIRF 2025 é agora”, afirmou.

O executivo, ainda, lembrou que as empresas, também, podem ser penalizadas ao fazer o envio da DIRF com dados incorretos, o que é comum em operações manuais, normalmente feito em planilhas ou em sistemas que não integram os eventos de folha de pagamento e contabilidade ao eSocial e EFD-Reinf, onde os dados não estão centralizados, podendo haver erros. “Auxiliamos em todas as etapas do processo, da coleta de dados, emissão automatizada das declarações, até a entrega de Informe de Rendimentos aos colaboradores através do aplicativo Tá.On, que contribui para a Transformação Digital, redução do trabalho manual e despesas com impressões”, completou Grandi.

Imagem – Divulgação

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