Na Espanha, a Scania fornece o seu híbrido

Com a possibilidade de rodar até 40% do tempo no modo elétrico, chassi se mostra viável para a descarbonização do transporte coletivo

Com mais de 130 anos de atividades no ramo do transporte de passageiros na Espanha, o Grupo Avanza acaba de dar um salto avançado em direção à mobilidade coletiva limpa. Para isso, adquiriu, da Scania 42 chassis K360H LI 4×2, com tração híbrida (diesel/eletricidade), encarroçados pelas empresas Castrosua e Irizar.

De acordo com a fabricante Scania, trata-se do modelo de ônibus com tração híbrida mais potente do mercado, tendo um motor de combustão de 360 cv e um propulsor elétrico de 177 cv, que permite conduzir em modo elétrico até 40% do tempo e poupar emissões poluentes de cerca de 35%. Eles também são equipados com uma bateria de 33Kwh que pode ser recarregada durante a frenagem.

Os novos ônibus têm comprimento de 13 metros e capacidade para 79 passageiros na configuração suburbana, sendo acessíveis para as pessoas com mobilidade reduzida, por meio de uma rampa dupla que facilita a entrada e saída dos passageiros.

A Scania informou que na Espanha circulam, aproximadamente, mil unidades deste modelo de chassi nas principais áreas metropolitanas e regionais e que, graças ao compromisso com combustíveis alternativos, está avançando em eficiência, segurança e rentabilidade para a eletrificação de frotas. As vantagens desses novos 42 veículos que o Grupo Avanza adquiriu traduzem-se na redução de 1.600 toneladas de CO2 por ano, bem como a sua contribuição para a redução das emissões sonoras quando circulam em modo elétrico.

Alberto Linares, diretor de Vendas de Ônibus, Motores e Soluções da Scania Ibérica, disse que este acordo com o Grupo Avanza é muito importante para a marca, porque mostra que é essencial trabalhar em estreita colaboração com os clientes para oferecer soluções para as suas operações de transporte, sempre apostando na mobilidade sustentável no segmento de passageiros, que continua avançando graças a veículos híbridos como esses ônibus, que oferecem uma redução considerável de emissões e ruído.

Imagens – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *