O transporte coletivo do Rio de Janeiro está mais moderno para facilitar a vida de seus passageiros. E, a tecnologia, contribui para isso. Em 2023, a versão digital do tradicional cartão Riocard Mais registrou crescimento de 149% em volume de transações comparado a 2022. Foram 1,8 milhão de viagens realizadas com o pagamento da passagem sendo feito pelo próprio aparelho celular. No ano passado, mais de 104 mil passageiros utilizaram o Cartão Digital em ônibus, BRTs, trens, metrô e VLT.
De acordo com a Riocard, para aderir à novidade, o passageiro deve ter um telefone com a tecnologia NFC, que viabiliza o pagamento por aproximação. O passageiro acessa o aplicativo da Riocard Mais, gerando um novo cartão em formato digital, além de criar um PIN que garante a segurança, com a opção de habilitar o acesso por autenticação biométrica.
Outro detalhe é que não é preciso estar conectado à internet para pagar a tarifa de transporte, sendo necessário aproximar a tela do celular no validador com a nova tecnologia NFC. Agora, para a pessoa colocar créditos, aí si, ela deve estar conectada no ato da geração da passagem.
Joyce Nunes, gerente de Canais Digitais da Riocard Mais, disse que a empresa sempre busca por inovações tecnológicas que proporcionem a melhor experiência aos clientes. “O Cartão Digital foi uma dessas soluções e seu crescimento caminha junto com as estratégias digitais da Riocard Mais como, por exemplo, o crescimento do novo aplicativo. Essas inovações ajudam a estimular a evolução da tecnologia embarcada no transporte público. É um ecossistema que se retroalimenta”, ressaltou.
Imagem – Divulgação
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