Se tem feriado, é hora de viajar de ônibus

Viajar de ônibus pelas estradas brasileiras é mais do que uma aventura, é poder apreciar, com conforto e segurança, as belas paisagens e ter a certeza de chegar a o seu destino

Para a Abrati, Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros, feriados e períodos de férias representam alento ao setor do transporte rodoviário de passageiros. O momento para o setor, composto por empresas com linhas regulares regradas pela ANTT, prevê um aumento de 15% no movimento de passageiros no mês de outubro em relação a setembro. Segundo a entidade representativa, o feriado de 12 outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida), quem em 2022 é numa quarta-feira, contribui para a procura do turismo de proximidade com deslocamentos de até 300 km, tendência que ganhou muita força na pandemia. “Quando as viagens de avião estavam suspensas em 2020, o brasileiro descobriu que é possível realizar viagens incríveis sem sair do próprio estado ou País. O turismo de proximidade abrange diversas possibilidades para o lazer de praia, ecoturismo, aventura ou mesmo gastronomia em uma distância bem mais curta”, disse Letícia Pineschi, conselheira e porta-voz da Abrati.

Para a Associação, os serviços regulares promovem muito mais qualidade nas viagens, sendo que o ônibus é uma opção de segurança, conforto e comodidade. “Há algum tempo, as empresas estão apostando em serviços de luxo, como o Leito Plus e Cabine Cama, que atendem plenamente o propósito de executivos e empresários que desejam viajar e descansar para a jornada do dia seguinte”, explicou Pineschi.

Conforto e segurança na modalidade do transporte rodoviário regular

A ótima relação entre custo e benefício oferecido pelas empresas rodoviárias regulares em comparação com o setor aéreo e suas passagens com valores muito altos, tem sido uma vantagem expressiva. Dentre as muitas operadoras terrestres, algumas ampliaram seus serviços exclusivos e seus programas de fidelidade aos passageiros, oferecendo clubes de benefícios, com a promoção de pontos para obtenção de passagens até a troca de pontuação por produtos de grandes redes varejistas, os pacotes de hospedagem, as parcerias com restaurante, as experiências locais de turismo, e os descontos de até 70% nas passagens adquiridas antecipadamente, mesmo em período de alta estação. “O objetivo é atrair cada vez mais passageiros, e elevar ainda mais o padrão do transporte rodoviário, agregando comodidades capazes de minimizar o tempo das viagens tornando-as mais agradáveis e produtivas”, observou a executiva.

A retomada das viagens estradeiras foi significativa neste período. A procura por viagens de ônibus aumentou, mesmo que a pandemia do novo coronavírus ainda não tenha seu fim decretado. “Nas férias de julho, por exemplo, alcançamos o dobro do que havíamos projetado e o setor registrou cerca de 20% de aumento no movimento de passageiros”, lembrou Letícia.

A Abrati está sempre atenta com um assunto que ainda está presente no setor – o transporte clandestino. Segundo a entidade, durante a pandemia, essa modalidade, que não segue as regras de controle e respeito ao cliente, aproveitou o cenário de redução das linhas regulares para crescer em torno de 30% no País, sofisticando-se e tomando ares de legalidade, em especial nos canais de venda online. “Mesmo as linhas regulares estabelecidas, ainda existe uma grande parcela da população que recorre ao transporte ilegal por conta das tarifas mais baratas. Mas, essa possível vantagem é uma ilusão, já que os usuários desse tipo de transporte não possuem nenhuma garantia e qualquer tipo de amparo caso algum acidente venha a acontecer”, finalizou Pineschi.

Imagens – Divulgação

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